Uma estratégia conservadora ajudou Max Verstappen a vencer o Grande Prêmio da Áustria deste domingo (2), no Red Bull Ring. Foi a sétima vitória do holandês da Red Bull em nove provas na temporada 2023, sendo a quinta consecutiva.
Largando da pole position com pneus médios, Verstappen teve trabalho desde o começo com Charles Leclerc, da Ferrari, com quem dividiu a primeira fila. O monegasco tentou a liderança na primeira volta, mas acabou barrado.
Com o abandono de Nico Hulkenberg (Haas) na volta 14 e o acionamento do safety car virtual, diversos pilotos aproveitaram para trocar pneus. Leclerc foi para os boxes e trocou médios por médios, mas Verstappen optou por seguir na prova.
O holandês só fez sua troca na volta 25, conforme planejado, apostando em pneus duros e caindo para o terceiro lugar. Aos poucos, recuperou-se e voltou ao primeiro lugar na volta 35. Mais tarde, os dois fizeram novas trocas – Leclerc na 47 com pneus duros, Verstappen na 49 com pneus médios. Aí, porém, o holandês já tinha vantagem sólida.
“Optamos por não parar nos boxes durante o safety car virtual e apenas seguimos nossa estratégia normal”, explicou o holandês depois da corrida.
Segundo Verstappen, o asfalto do Red Bull Ring exigiu bastante dos pneus. Por isso, saber administrar o desgaste dos compostos acabou sendo fundamental.
“Acho que isso funcionou muito bem, porque a vida útil dos pneus não estava muito longa por aqui. Acho que nossos stints foram perfeitos”, acrescentou. “Eu podia ver isso já algumas voltas antes do safety car virtual.”
Por isso, segundo o piloto da Red Bull, a opção tomada foi por manter o planejamento inicial, independente da possibilidade aberta com o abandono de Hulkenberg.
“Acho que seguir nosso próprio plano no momento foi a melhor maneira de seguir”, completou.