A Red Bull quer entender o que causou a degradação dos pneus do carro de Max Verstappen durante o Grande Prêmio da Áustria do último domingo (10), o que afastou o holandês da vitória na prova.
Pole position e vencedor da corrida sprint, Verstappen teve desempenho inferior ao das Ferrari na corrida principal do final de semana. Charles Leclerc venceu a disputa, mas o campeão mundial de 2021 acabou em segundo lugar, beneficiado pelo abandono de Carlos Sainz. Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio.
“Eles (Ferrari) tiveram um carro mais rápido durante a maior parte da corrida, e Max estava indo atrás no final. Mas o desgaste de nossos pneus era maior a partir da metade do primeiro stint, e era difícil combater isso”, analisou Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, ainda no domingo.
Nas últimas voltas, Verstappen se aproveitou de problemas no carro de Leclerc para tirar a diferença e pressionar em busca da liderança. No entanto, o rival monegasco conseguiu administrar a vantagem e venceu com uma vantagem de pouco mais de 1,5 segundo.
Segundo Horner, a Red Bull já chegou a sofrer com a degradação dos pneus na corrida sprint, mas “nem perto” do que constatou no dia seguinte. “A Ferrari parecia mais leve nos pneus, tinha vantagem no ritmo e isso dá mais opções estratégicas”, explicou.
“Ainda tivemos a melhor volta, mas não tínhamos o alcance de ontem (sábado, corrida sprint), e isso é algo que precisamos compreender”, acrescentou.