O Grande Prêmio da Áustria foi a centésima corrida de Esteban Ocon na Fórmula 1, e o francês da Alpine encerrou o fim de semana com motivos de sobra para comemorar.
Primeiro, com o sexto lugar na corrida sprint do sábado, Ocon igualou seu melhor resultado no ano até então – ele já havia sido sexto na Arábia Saudita e no Canadá, mas em corridas com formatos tradicionais. Depois, na prova de domingo, foi o quinto colocado e assegurou a melhor performance na temporada.
“Acho que realmente maximizamos o ritmo do carro hoje quando realmente importou. Foi uma ótima maneira de marcar meu centésimo Grande Prêmio na Fórmula 1”, comemorou o francês, que ainda esperava um pouco mais.
“Tivemos algumas boas disputas na pista hoje, mas no fim George (Russell, quarto com a Mercedes) foi muito rápido, e o quinto lugar foi o melhor que poderíamos ter alcançado Vamos para casa com alguns pontos muito bons neste fim de semana”, completou.
O quinto lugar de Esteban Ocon na Áustria iguala o melhor desempenho da Alpine em 2022: a quinta posição de Fernando Alonso no GP da Inglaterra. De quebra, ainda colocou o francês em oitavo no Mundial de pilotos (52 pontos, contra 46 de Valtteri Bottas, da Alfa Romeo) e deixou Alpine e McLaren empatadas (81 a 81) no Mundial de construtores – os britânicos levam vantagem por terem um pódio e ocupam o quarto lugar.
A Fórmula 1 agora retorna no Grande Prêmio da França, entre os dias 22 e 24 de julho, em Paul Ricard. Para o piloto francês, é a chance de embalar.
“Como equipe, estamos caminhando na direção correta. Temos o momento ao nosso lado a caminho de Paul Ricard, uma das corridas em casa da equipe – e, é claro, minha também. Deve ser um fim de semana incrível para nós, e mal posso esperar para estar de novo diante do público de casa em duas semanas”, projetou.