Estratégia inusitada na Austrália rende primeiro ponto de 2022 à Williams

Alexander Albon só trocou pneus na penúltima volta e conseguiu o 10º lugar em Melbourne

Da redação

Alexander Albon só trocou pneus na penúltima volta e conseguiu o 10º lugar em Melbourne
Williams Racing

Alexander Albon se valeu de uma estratégia inusitada e ousada para conquistar o décimo lugar no Grande Prêmio da Austrália deste domingo (10). Durante 56 das 58 voltas da corrida, o tailandês da Williams se sustentou com o mesmo jogo de pneus duros com os quais largou; no fim, entrou boxes e colocou pneus macios, apenas para cumprir a troca.

Segurando-se na pista, Albon chegou às últimas voltas na sétima posição. Mesmo tendo perdido três colocações na troca de pneus, assegurou o primeiro ponto da Williams na temporada.

“Foi uma corrida em que assumimos riscos”, disse Albon, que sentiu os pneus melhorando ao longo da prova. “Eu estava fazendo o que pareciam ser voltas de qualificação em sequência nas últimas 25 voltas da corrida. Para mim, isso realmente destaca o trabalho que foi feito na fábrica e na pista; este é o resultado da determinação e motivação da equipe.”

A colocação ainda fechou de maneira positiva um final de semana que seria ruim para Alexander Albon. Depois de conseguir apenas a 16ª colocação na qualificação, teria que cumprir uma punição referente a um acidente na Arábia Saudita e largaria em 19º. No entanto, acabou tendo a classificação desqualificada após violar um regra a respeito do combustível no carro e precisou começar na última posição.

“Estou muito satisfeito com a forma como hoje foi. Chegamos esta manhã, analisamos nossas previsões de corrida começando da última posição e nos sentimos muito tristes. Por isso, terminar o domingo com um ponto é extremamente gratificante”, explicou.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O desempenho do tailandês, é claro, foi elogiado pela equipe. Para Dave Robson, diretor de performance da Williams, Albon “pilotou brilhantemente” no domingo, conseguindo poupar pneus de maneira muito mais eficientes que os demais pilotos.

“Ele completou um stint muito longo, e nós ignoramos várias oportunidades de parar com safety car, esperando que algo pudesse acontecer para nos permitir manter o maior número possível de ganhos. No final, a degradação dos carros atrás e a dificuldade de ultrapassagem nos deram uma pequena oportunidade de correr até o final e abrir uma vantagem suficiente para um pit stop”, disse Robson.

“Sob enorme pressão, a equipe do pit foi muito boa, e Alex foi rápido o suficiente na volta para garantir o décimo lugar. Depois dos altos e baixos dos dois dias anteriores, este foi um excelente resultado para toda a equipe”, concluiu.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.