A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) puniu Lance Stroll pelo acidente com Nicholas Latifi durante a classificação deste sábado (9) para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.
Durante o Q1, o piloto da Williams cedeu espaço para o rival da Aston Martin ultrapassar, mas acelerou na sequência e acabou fechado. Os dois canadenses colidiram e abandonaram a atividade.
“Na saída da curva 5, Stroll aparentou não acelerar e ficou no meio da pista. Latifi tomou a decisão de acelerar e passar Stroll pela direita, enquanto Stroll se movia para a direita no limite da pista, onde a pista vira ligeiramente para a direita a caminho da curva 6. A roda dianteira direita de Stroll fez contato com a roda traseira esquerda de Latifi, e o dano subsequente tirou os dois carros da sessão”, descreveu o veredito dos comissários.
“Os comissários concluíram que Stroll foi predominantemente culpado pela colisão pela falta de atenção situacional a respeito da manobra de ultrapassagem de Latifi”, completa o texto.
Com a punição, o canadense da Aston Martin perde três posições no grid – ele largaria em 20º, então continuará com a última posição. Além disso, recebeu dois pontos de punição, podendo atingir até 12 ao longo do ano.
Para Latifi, que largará em 18º lugar, não há o que questionar a respeito da responsabilidade do acidente. “Eu vi o vídeo, então está claro para mim de quem é a culpa. Eu deixei Lance passar, uma vez que fui informado que ele estava em uma volta lançada, que ele deve ter abortado uma curva antes, e por isso ele estava lento. Eu precisava seguir com minha volta de desaceleração e pegar o ritmo, preparar meus pneus”, descreveu.
“Havia um grande espaço para ultrapassá-lo, e quando eu fiquei do lado, ele virou sem qualquer explicação. O impacto em si foi pequeno, mas, por causa da maneira do impacto, teve grandes consequências. Há muito dano no carro, então vamos ver o que os caras podem fazer, e eu sei que temos uma das melhores equipes para isso. Esta é a última coisa que eu poderia querer: o objetivo era ter um fim de semana limpo, então isso é extremamente frustrante.”