George Russell fez história neste domingo (13), em Interlagos, e venceu o GP de São Paulo após liderar a prova de ponta a ponta. Lewis Hamilton foi o segundo, garantindo a dobradinha da Mercedes e Carlos Sainz fechou o pódio.
O fim de semana também marcou um recorde de público no GP de São Paulo. Cerca de 236 mil pessoas passaram por Interlagos durante todo o fim de semana, contando desde sexta-feira (11), quando aconteceu o primeiro treino livre e a classificação para a corrida sprint.
Com a vitória de Russell, a Mercedes volta a ter um piloto no lugar mais alto do pódio desde o Grande Prêmio da Arábia Saudita, em 2021, com Lewis Hamilton.
Boa largada de Russell e Safety Car
Em uma largada limpa, George Russell tracionou bem e manteve a ponta na corrida, seguido pelo companheiro de equipe Lewis Hamilton e Max Verstappen.
Apesar de não ter incidentes na largada, uma batida logo na primeira volta fez com que o Safety Car entrasse na pista.
Daniel Ricciardo, da McLaren, tocou em Kevin Magnussen e o carro da Haas rodou na curva 8. Ricciardo ainda tentou passar por trás de Magnussen, mas foi atingido pelo carro do dinamarquês e os dois pilotos abandonaram a corrida.
Relargada e mais acidentes
O Safety Car voltou aos boxes na volta oito e Max Verstappen tentou conquistar a segunda posição ultrapassando Hamilton, mas o piloto da Red Bull arriscou demais no S do Senna e acabou tocando no carro da Mercedes, danificando a asa dianteira.
Os dois pilotos perderam posições e Max foi obrigado a parar nos boxes, voltando no fim do grid.
Ainda na volta oito, Lando Norris tocou a traseira de Charles Leclerc e jogou o piloto da Ferrari para fora da pista. O monegasco também foi para os boxes e voltou na última posição.
Novo Safety Car e muita emoção
Na volta 55, Lando Norris teve problemas em sua McLaren e parou no meio da pista, obrigando a entrada do Safety Car na pista e deixando todos os carros muito próximos.
Com a relargada, Carlos Sainz, que estava em quarto e que parou no pox para colocar pneus macios durante o safety car, partiu para o ataque contra Sergio Pérez e ultrapassou a Red Bull com muita facilidade.
O piloto mexicano mostrou estar com dificuldades e acabou sendo ultrapassado na sequência por Charles Leclerc e Fernando Alonso.
Max Verstappen, apesar de pedidos da equipe para não ultrapassar seu companheiro, também deixou Pérez para trás e deixando o mexicano na sétima posição.
Domínio de George Russell e dobradinha da Mercedes
Largando em primeiro, após ter vencido a corrida sprint no último sábado, George Russell dominou o GP de Sâo Paulo e teve uma vitória tranquila em Interlagos, sem ter sido ameaçado durante as 71 voltas.
Com a vitória, o piloto quebrou uma seca da Mercedes, que não vencia desde o GP da Arábia Saudita, em 2021, e garantiu a primeira vitória da equipe na temporada, além da sua primeira da Fórmula 1.
Apesar de ter perdido muitas posições com o toque com Max Verstappen, o heptacampeão Lewis Hamilton conseguiu se recuperar na corrida e mostrou como o carro da Mercedes estava bem em todo o fim de semana em Interlagos, terminando a corrida em segundo e garantindo a dobradinha para a Mercedes.
Confira os resultados do Grande Prêmio de São Paulo:
- 1. George Russell (Mercedes)
- 2. Lewis Hamilton (Mercedes)
- 3. Carlos Sainz (Ferrari)
- 4. Charles Leclerc (Ferrari)
- 5. Fernando Alonso (Alpine)
- 6. Max Verstappen (Red Bull)
- 7. Sergio Pérez (Red Bull)
- 8. Esteban Ocon (Alpine)
- 9. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- 10. Lance Stroll (Aston Martin)
- 11. Sebastian Vettel (Aston Martin)
- 12. Pierre Gasly (AlphaTauri)
- 13. Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- 14. Mick Schumacher (Haas)
- 15. Alexander Albon (Williams)
- 16. Nicholas Latifi (Williams)
- 17. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- 18. Lando Norris (McLaren)
- 19. Kevin Magnussen (Haas)
- 20. Daniel Ricciardo (McLaren)