Gabriel Bortoleto venceu pela primeira vez na Fórmula 2, na corrida principal da etapa na Áustria, e colocou a bandeira do brasil no lugar mais alto do pódio, na manhã deste domingo (30). O argentino Franco Colapinto e o francês Isack Hadjar completaram o pódio. A festa do Brasil ficou completa com Enzo Fittipaldi no quinto lugar.
Confira o top 10 da corrida principal da Fórmula 2 na Áustria
- Gabriel Bortoleto
- Franco Colapinto
- Isack Hadjar
- Josep Maria Martí
- Enzo Fittipaldi
- Paul Aron
- Joshua Durksen
- Amaury Cordeel
- Taylor Barnard
- Zak O'Sullivan
Além de bandeira e hino, Bortoleto ainda viveu um momento especial ao receber o troféu de vencedor de ninguém menos que o bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.
Vitória começou a se desenhar na largada
A sorte sorriu para Bortoleto antes mesmo da corrida começar. O pole Dennis Hauger acabou movendo o carro antes da largada, que foi abortada e teve o noruguês indo para o fim do grid. Com isso, o brasileiro, que era terceiro, largou em segundo.
Quando a corrida começou, bastaram três voltas para que Bortoleto começasse os ataques ao líder Joshua Durksen, com uma tentativa de ultrapassagem por fora no miolo do circuito. O paraguaio se defendeu bem e manteve a liderança. Contudo, na volta seguinte, Bortoleto fez nova investida e conseguiu realizar a ultrapassagem para assumir a liderança.
Após parar nos boxes, Gabriel foi perdendo posições, mas recuperou quando os rivais fizeram as suas paradas. Líder novamente e com boa estratégia de gerenciamento de pneus, o brasileiro rumou tranquilo para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 2.
Tabela da Fórmula 2 após a etapa da Áustria
Com o quarto lugar na corrida Sprint e a vitória na corrida principal, Bortoleto foi o piloto que mais somou pontos na etapa da Áustria, com 30. Isso fez com que o brasileiro desse um salto para a terceira colocação na tabela, que tem Paul Aron líder, com 115, Isack Hadjar em segundo, com 106, e Gabriel com 85.
Próxima etapa da Fórmula 2
Os pilotos da Fórmula 2 voltam à pista já no próximo fim de semana com a etapa da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone