Primeiro piloto brasileiro no grid da Fórmula 1 desde Felipe Massa após ser anunciado pela Sauber na manhã desta quarta-feira (6), Gabriel Bortoleto soma grandes feitos em sua carreira. Um deles, inclusive, ajudou o atleta de apenas 20 anos a ter a vaga na principal categoria de automobilismo. E foi no dia 1º de setembro deste ano, em Monza, na Itália, pela 11ª rodada da Fórmula 2.
Na ocasião, Gabriel Bortoleto largou na última colocação na corrida principal do GP da Itália. Com uma estratégia muito ousada, porém, o brasileiro conseguiu ganhar diversas posições e se beneficiou de confusões dos adversários para assumir a liderança na 15ª volta. A partir desse momento, foi só festa para o Brasil, com direito a abraço emocionante na repórter da Band Mariana Becker.
A vitória na Itália foi a segunda de Bortoleto na temporada de 2024 da Fórmula 2. Atual campeão da Fórmula 3, o piloto de 20 anos também havia vencido a corrida principal da Áustria, em Spielberg. Ele lidera o campeonato mundial com 169.5 pontos, 4.5 à frente do francês Isack Hadjar. Faltam apenas duas etapas para o final da temporada.
As etapas do Catar e de Abu Dhabi são as últimas da Fórmula 2 em 2024. A próxima corrida será realizada entre os dias 29 e novembro e 1º de dezembro. Os Emirados Árabes Unidos recebem a prova final entre os dias 6 e 8 de dezembro.
Após o final da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto se juntará à Sauber, que, em 2026, correrá na Fórmula 1 como escuderia da Audi. O brasileiro será companheiro do alemão Nico Hulkenberg, que está na Haas em 2024. Dessa forma, a equipe suíça substituirá a sua atual formação de pilotos, com Valtteri Bottas e Guanyu Zhuou deixando o grid.