Sete anos: esse é o tempo que o Brasil não é representado no grid da Fórmula 1. O último piloto a representar o país foi Felipe Massa, que deixou a categoria em 2017. Mas, em meio ao jejum, um nome muito forte surge como possibilidade real de recolocar os brasileiros novamente na F1: Gabriel Bortoleto, atual campeão da Fórmula 3 e líder da Fórmula 2.
Embora seja apenas estreante na F2, Bortoleto soma grandes números na categoria, com duas vitórias e 169,5 pontos, 4,5 a mais em relação ao francês Isack Hadjar com apenas duas corridas restantes para o final do campeonato. Em entrevista exclusiva ao Esporte Na Band, o brasileiro admitiu que não esperava ter tanto sucesso em sua primeira temporada na Fórmula 2. Ao mesmo tempo, Bortoleto afirmou que o momento agora é de cautela para a reta decisiva.
“Cara, acho que nunca (tive a expectativa de ter tanto sucesso). Ninguém imagina que você pode disputar um título sempre no seu primeiro ano. É um sonho gigante poder estar competindo na Fórmula 2. A gente sabe que é uma categoria muito competitiva e complicada, mas agora é se manter positivo que as coisas vão dar certo”, iniciou.
Gabriel Bortoleto também já tem um planejamento traçado para o final do ano: conquistar a temporada de 2024 da Fórmula 2. Para ele, a conquista é a cereja do bolo e coroaria um ano árduo, porém prazeroso em sua vida.
Se Deus quiser, vou conquistar o título mundial nas últimas 2 etapas Estamos na luta. O fim de ano ideal para mim é conquistar a Fórmula 2 - Gabriel Bortoleto
A pausa entre o GP da Azerbaijão, quando Bortoleto assumiu a liderança, e o GP do Catar será superior a dois meses, porém isso não é algo que preocupa o brasileiro. Pelo contrário: o piloto da Virtuosi Racing conta que o tempo o deixa mais calmo e preparado para a sequência decisiva na F2.
“Quanto mais tempo de preparação pra mim melhor, porque eu sou um cara que eu não tenho muito tempo de pista. Então quanto mais tempo no simulador, mais tempo de pensar como que eu vou (para as corridas). É algo bastante positivo, sinceramente”, acrescentou.
Expectativa por vaga na Fórmula 1
Desde que chegou ao Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Gabriel Bortoleto tem recebido inúmeras mensagens de apoio de fãs brasileiros em busca de chegar à Fórmula 1. Com contrato com a McLaren até o final de 2024, mas com sondagens de outras equipes para o futuro, o piloto de apenas 20 anos afirma que está na expectativa de entrar no grid da principal categoria de automobilismo do mundo. Ele também agradeceu ao carinho da torcida, um combustível para conquistar o seu grande objetivo.
Ah, eu levo isso como positivo a expectativa, a pressão. São coisas que vêm quando as pessoas te apoiam, e se elas esperam algo de você porque você é capaz de conquistar isso, fazer o que elas estão esperando, então isso é algo positivo. Eu levo isso totalmente para um lado bom e eu sou muito grato ao Brasil inteiro em ter essa expectativa de chegar na Fórmula 1. Um dia eu vou realizar esse sonho.
Bortoleto também fez questão de valorizar os aprendizados que teve com seus companheiros de McLaren. O piloto de desenvolvimento da escuderia britânica exaltou Oscar Piastri e Lando Norris pelo apoio que teve ao longo da temporada de 2024.
“O Oscar foi que me ajudou um pouco no começo do ano. Eu tive algumas perguntas que eu tive que perguntar pra ele o plano e ele me ajudou. Eu tenho um pouco menos de contato com o Lando, mas ainda assim ele é um cara super gente boa. Tudo o que eu preciso ele sempre está ali pra apoiar também quando ele está disponível", finalizou.
Gabriel Bortoleto tem mais duas etapas - a do Catar e a de Abu Dhabi - para coroar o seu ano e conquistar o título da Fórmula 2. Resta saber se o brasileiro também terá mais uma surpresa para 2025, quando pode ser anunciado na Fórmula 1. Seria o retorno do Brasil à elite do automobilismo mundial e o início de uma nova era para o Brasil.
Programação do GP de São Paulo de F1
Sábado, 2 de novembro
Domingo, 3 de novembro