Gabriel Bortoleto deixará o programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no fim de 2024 para poder pilotar pela Sauber na Fórmula 1. A informação foi divulgada pelo próprio projeto nesta quarta-feira (6), horas após o brasileiro ser anunciado como titular da equipe suíça na temporada 2025 da F1.
O acordo com a escuderia de Hinwil tem duração de pelo menos dois anos, permitindo a Bortoleto pilotar também pela futura equipe de fábrica da Audi, que assumirá o comando da Sauber no fim de 2025.
Bortoleto entrou para o programa da McLaren no fim de 2023, após conquistar o título da Fórmula 3. Em 2024, corre na Fórmula 2 pela equipe Invicta, mas com o apoio da escuderia britânica. A duas etapas do fim do campeonato, lidera a disputa.
“Tem sido um prazer trabalhar com Gabriel ao longo do último ano e ter conseguido contribuir com seu sucesso e seu crescimento como piloto através do programa McLaren Driver Development”, diz o projeto em comunicado.
“Temos uma forte dupla de pilotos (na Fórmula 1) com Lando (Norris) e Oscar (Piastri). Assim, sempre deixamos claro que não ficaríamos no caminho de uma oportunidade para que Gabriel progredisse uma vez que não estamos em posição de oferecer a ele uma vaga na McLaren”, completou o texto.
Por fim, a McLaren prometeu continuar apoiando Gabriel Bortoleto “em sua campanha em busca do título da Fórmula 2 em 2024”, e desejou a ele “tudo de melhor em sua carreira depois da F2”.