Quarto colocado em corrida caótica no Azerbaijão, Bortoleto é o novo líder do campeonato da F2

Em corrida encurtada por acidente na largada, brasileiro abre 4,5 pontos de vantagem na liderança; Verschoor vence prova

Gabriel Bortoleto é o novo líder do campeonato da Fórmula 2. Em corrida marcada por acidente na largada, na manhã deste domingo (15), no Azerbaijão, o brasileiro terminou em quarto, chegou aos 169,5 pontos e passou Isack Hadjar para assumir a ponta da tabela da temporada 2024. Richard Verschoor venceu a corrida, com Victor Martins em segundo e, Kimi Antonelli, em terceiro. 

CAOS NA LARGADA E QUARTO LUGAR PARA BORTOLETO

A corrida começou tensa. Companheiro de Bortoleto e quinto no grid, Kush Maini ficou parado no colchete e acabou atingido por Josep Maria Marti e Oliver Goethe, provocando o abandono do trio. Apesar da confusão, os pilotos não se feriram. Porém, a direção de prova interrompeu a corrida com bandeira vermelha para limpeza da pista. Nesse momento, o brasileiro já era o quinto. 

Depois da relargada, Zane Maloney errou o ponto de frenagem, quase provocou um acidente com Kimi Antonelli, e foi parar na área de escape, perdendo diversas posições. Bortoleto assumia a quarta colocação. 

A partir daí começou a caça do brasileiro ao italiano futuro piloto da Mercedes na F1. Quando a diferença era de cerca de 0s4, Gabriele Mini bateu no muro e provocou a entrada do safety car, que seguiu na pista até a bandeira quadriculada, impedindo o ataque de Bortoleto a Antoneli e selando a quarta colocação do brasileiro na corrida. 

Pontuação reduzida e liderança

A interrupção por cerca de 40 minutos fez com que a corrida fosse realizada por tempo, em vez de número de voltas. Com apenas 17 voltas realizadas, a pontuação distribuída foi reduzida. Mesmo assim, o quarto lugar foi suficiente para Bortoleto fazer dez pontos. Com mais um ponto extra pela volta mais rápida, o brasileiro somou 11 pontos. 

Como a diferença era de 6,5 pontos para o líder Hadjar, Gabriel não apenas superou o rival para assumir a liderança, como também impôs vantagem de 4,5 pontos. A Fórmula 2 agora só corre na etapa do Catar, em 29 de novembro, logo Gabriel vai passar mais de dois meses “dormindo” na liderança.

Confira o top 10 da corrida principal da F2 no Azerbaijão

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.