A Sauber quer definir nas “próximas semanas” quem será o segundo piloto da equipe a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. E viu um concorrente inesperado entrar na briga pela vaga.
O chefe de equipe da Williams, James Vowles, defende a presença de Franco Colapinto no grid do próximo ano. Como a equipe inglesa já definiu Alexander Albon e Carlos Sainz como titulares em 2025, o dirigente espera que o argentino possa entrar na briga por um lugar na Sauber.
“Em duas corridas, ele mostrou ao mundo que merece um lugar na Fórmula 1”, afirmou Vowles após o GP do Azerbaijão, no qual Colapinto foi o oitavo colocado e somou quatro pontos. “Eu sempre acreditei firmemente que você precisa deixar os bons pilotos correrem. Então, vamos ver se podemos encontrar uma maneira de trabalhar com a Audi nesta circunstância. É isso que estou sugerindo para o próximo ano.”
A Sauber tem Valtteri Bottas e Guanyu Zhou como titulares até o final de 2024, e já confirmou Nico Hulkenberg para 2025. Assim, os dois atuais pilotos disputam uma vaga para o próximo ano, em uma lista que tem ainda nomes como Gabriel Bortoleto, Theo Pourchaire e Mick Schumacher como possíveis concorrentes. A temporada 2025 será a última do time suíço com a atual identidade, uma vez que a Audi – já acionista da escuderia – assume a operação a partir de 2026.
Segundo Vowles, a possível presença de Franco Colapinto na Sauber em 2025 não afetaria os laços do piloto com a Williams. “Estou incrivelmente orgulhoso, como um pai, do que Franco alcançou, e quero que ele tenha sucesso”, disse. “Além disso, a maneira certa de tê-lo de volta à Williams desempenhando é garantindo que ele está construindo sua carreira.”
A Sauber é lanterna do Mundial de construtores, ainda sem pontuar após 17 etapas. Segundo Alessandro Alunni Bravi, representante de equipe do time suíço, a decisão deve ficar a cargo de Mattia Binotto, diretor de operações contratado pela Audi.
“Agora que há apenas uma vaga disponível, queremos aproveitar o tempo”, disse Alunni Bravi. “É uma questão de observar tudo, cada aspecto, e tomar a decisão correr. Acho que não há pressa, mas queremos preencher essa lacuna logo. Acho que é uma questão para as próximas semanas”, completou.
Alunni Bravi reconhece que Bottas é o favorito à vaga, praticamente descartando a renovação com Guanyu Zhou – que interessa à Fórmula E.
“Valtteri é um piloto forte para nossa equipe. Conhecemos ele muito bem. Ele está em nossa equipe há três anos, e é claro é um nome no topo da nossa lista”, afirmou. “Mas há outras oportunidades. Estamos olhando os prós e os contras, e Mattia tomará sua decisão baseado não apenas em 2025, mas também na estratégia a longo e médio prazos para o projeto da Audi na F1.”