Após primeiros pontos na F1, Colapinto pode disputar vaga na Sauber para 2025 com Bortoleto

Chefe de equipe da Williams avalia possibilidade de argentino correr por outra equipe em 2025

Da redação

A Sauber quer definir nas “próximas semanas” quem será o segundo piloto da equipe a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. E viu um concorrente inesperado entrar na briga pela vaga.

O chefe de equipe da Williams, James Vowles, defende a presença de Franco Colapinto no grid do próximo ano. Como a equipe inglesa já definiu Alexander Albon e Carlos Sainz como titulares em 2025, o dirigente espera que o argentino possa entrar na briga por um lugar na Sauber.

“Em duas corridas, ele mostrou ao mundo que merece um lugar na Fórmula 1”, afirmou Vowles após o GP do Azerbaijão, no qual Colapinto foi o oitavo colocado e somou quatro pontos. “Eu sempre acreditei firmemente que você precisa deixar os bons pilotos correrem. Então, vamos ver se podemos encontrar uma maneira de trabalhar com a Audi nesta circunstância. É isso que estou sugerindo para o próximo ano.”

A Sauber tem Valtteri Bottas e Guanyu Zhou como titulares até o final de 2024, e já confirmou Nico Hulkenberg para 2025. Assim, os dois atuais pilotos disputam uma vaga para o próximo ano, em uma lista que tem ainda nomes como Gabriel Bortoleto, Theo Pourchaire e Mick Schumacher como possíveis concorrentes. A temporada 2025 será a última do time suíço com a atual identidade, uma vez que a Audi – já acionista da escuderia –  assume a operação a partir de 2026.

Segundo Vowles, a possível presença de Franco Colapinto na Sauber em 2025 não afetaria os laços do piloto com a Williams. “Estou incrivelmente orgulhoso, como um pai, do que Franco alcançou, e quero que ele tenha sucesso”, disse. “Além disso, a maneira certa de tê-lo de volta à Williams desempenhando é garantindo que ele está construindo sua carreira.”

A Sauber é lanterna do Mundial de construtores, ainda sem pontuar após 17 etapas. Segundo Alessandro Alunni Bravi, representante de equipe do time suíço, a decisão deve ficar a cargo de Mattia Binotto, diretor de operações contratado pela Audi.

“Agora que há apenas uma vaga disponível, queremos aproveitar o tempo”, disse Alunni Bravi. “É uma questão de observar tudo, cada aspecto, e tomar a decisão correr. Acho que não há pressa, mas queremos preencher essa lacuna logo. Acho que é uma questão para as próximas semanas”, completou.

Alunni Bravi reconhece que Bottas é o favorito à vaga, praticamente descartando a renovação com Guanyu Zhou – que interessa à Fórmula E.

“Valtteri é um piloto forte para nossa equipe. Conhecemos ele muito bem. Ele está em nossa equipe há três anos, e é claro é um nome no topo da nossa lista”, afirmou. “Mas há outras oportunidades. Estamos olhando os prós e os contras, e Mattia tomará sua decisão baseado não apenas em 2025, mas também na estratégia a longo e médio prazos para o projeto da Audi na F1.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais