A Fórmula 3 receberá quatro pilotas com idades entre 18 e 20 anos para testes no circuito de Magny-Cours, na França, entre 16 e 17 de setembro. A agenda é parte do planejamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em busca de apoio a mulheres entre as principais categorias internacionais de monopostos.
Do quarteto, três competem em 2022 na W Series: a britânica Abbi Pulling (quarta colocada na temporada com 65 pontos), a norte-americana Chloe Chambers (16º, com um ponto) e a tcheca Tereza Babickova (lanterna, sem pontuar). A quarta confirmada é a emirática Hamda Al Qubaisi, da Fórmula Regional Europeia (37ª colocada, sem pontuar).
Serão duas pilotas na pista em cada dia do teste. No dia 16, Abbi Pullig e Hamda Al Qubaisi cumprem a agenda; no dia 17, é a vez de Chloe Chambers e Tereza Babickova.
É a segunda vez que a Fórmula 3 realiza testes apenas com mulheres. Em 2021, a categoria abriu as portas para Nerea Martí (espanhola), Irina Sidorkova (russa), Maya Weug (de tripla nacionalidade, espanhola, holandesa e belga) e Doriane Pin (francesa). Nenhuma delas, no entanto, conseguiu vaga no grid da F3 em 2022.
“É muito importante para nós assegurarmos que mais e mais pilotas façam parte de nosso campeonato. A diversidade é uma das principais discussões a respeito do futuro do automobilismo”, afirmou o diretor-executivo da Fórmula 3, Bruno Michel.
“Começamos estes testes no ano passado, com Nerea Martí, Doriane Pin, Irina Sidorkova e Maya Weug, e todas disseram que este teste de um dia foi benéfico para que elas entendessem as exigências de nosso campeonato. Escolhemos quatro novas pilotas para este ano, uma vez que seguimos de perto não apenas a W Series, como também as pilotas em outras categorias”, completou.
O que disseram as pilotas:
Ter a chance de pilotar esse tipo de máquina significa muito para mim, e espero que seja muito diferente do que estou acostumada a pilotar. No entanto, estou ansiosa pelo desafio e confio que terei o apoio que preciso da equipe para me adaptar e aprender o máximo possível.
Abbi Pulling
Vejo este teste como uma grande oportunidade de aprendizado para ganhar experiência no carro de Fórmula 3 em uma nova pista, com novas pessoas com as quais espero aprender. Espero ganhar uma experiência inestimável e uma maior compreensão sobre onde preciso desenvolver minhas habilidades.
Chloe Chambers
Sou definitivamente grata por esta oportunidade, e significa muito ser reconhecida por meus esforços e conquistas no automobilismo e ter a chance de testar esta incrível máquina. É a progressão natural na minha carreira, e espero pilotar neste campeonato na próxima temporada, se tudo correr bem.
Hamda Al Qubaisi
Ainda sou uma estreante em monopostos, então, para mim, este convite para o teste da Fórmula 3 é um reconhecimento de meu treinamento e de meu compromisso com as corridas até agora, e é uma grande motivação para o futuro. Claro, meu objetivo é chegar à Fórmula 3 no futuro, então espero que este teste me mostre quais são minhas reais habilidades hoje e no que preciso trabalhar para estar pronta.
Tereza Babickova