Gabriel Bortoleto foi o segundo colocado do treino livre da etapa do Catar da Fórmula 2, nesta sexta-feira (29). A rodada em Lusail é a penúltima da temporada 2024 da Fórmula 2.
Com o tempo de 1:38.666 na melhor volta, o brasileiro da equipe Invicta ficou a 0.6s do primeiro colocado: o estoniano Paul Aron, da Hitech, que fez 1:38.024. Richard Verschoor, da MP, fez 1:38.891 e foi o terceiro colocado.
Tanto Aron quanto Bortoleto estão na briga pelo título do campeonato. O brasileiro lidera com 169,5 pontos, enquanto o estoniano tem 133 e é o quarto colocado.
Entre os demais postulantes ao título, desempenhos discretos. Isack Hadjar (Campos), vice-líder do campeonato com 165 pontos, foi o 11º com o tempo de 1:39.653. Já o barbadiano Zane Maloney (Rodin), terceiro com 135 pontos, fechou a sessão em quinto com 1:39.219.
A sessão foi marcada pelos ventos e pela falta de aderência na pista. No momento mais sensível, Luke Browning (ART Grand Prix) rodou sozinho, escapou e parou na brita, provocando uma bandeira vermelha a 16 minutos para o fim. A sessão foi retomada sete minutos depois.
No minuto final da sessão, um incidente parecido. Desta vez, Jak Crawford (DAMS) perdeu o controle do carro e parou na brita, provocando uma bandeira amarela no terceiro setor da volta.
Os pilotos voltam agora à pista às 13h (horário de Brasília) desta sexta para a qualificação que define os grids de largada das corridas do fim de semana. Você assiste tudo ao vivo no Band.com.br.