Fórmula 1

Enzo é 3º e Drugovich é 6º em corrida da Fórmula 2 em Monza; indiano vence

Vitória foi a primeira de Jehan Daruvala na temporada 2022

Da redação

Vitória foi a primeira de Jehan Daruvala na temporada 2022 Fórmula 2
Fórmula 2

O indiano Jehan Daruvala venceu neste domingo (11) a corrida principal da etapa de Monza da Fórmula 2. Foi a primeira vitória do piloto da equipe Prema na temporada 2022.

Em uma prova marcada por acidentes, Frederik Vesti (ART Grand Prix) e o brasileiro Enzo Fittipaldi (Charouz) completaram o pódio. Ayumu Iwasa (Dams) havia sido originalmente o terceiro colocado, mas foi desclassificado após a disputa.

Felipe Drugovich teve uma participação discreta. Campeão da temporada 2022 da F2, o brasileiro da MP Motorsport chegou a andar na segunda colocação, mas completou apenas em sétimo lugar. Com a desclassificação de Iwasa, foi promovido à sexta colocação.

Com os resultados do fim de semana, Drugovich chegou a 241 pontos, contra 164 de Théo Pourchaire (ART Grand Prix). Na briga pela terceira posição, Logan Sargeant (Carlin) tem 135, Jack Doohan (Virtuosi) tem 126, Jehan Daruvala tem 126, Enzo Fittipaldi tem 126, Liam Lawson (Carlin) tem 123, Frederik Vesti tem 117, Ayumu Iwasa tem 114,  e Jüri Vips (Hitech) tem 109.

Os pilotos agora voltam à pista em novembro, quando Abu Dhabi recebe a última das 14 etapas do ano. A corrida sprint acontece em 19 de novembro, enquanto a corrida principal está marcada para o dia 20.

A corrida

A prova teve uma largada tumultuada. Logo na primeira volta, Ralph Boschung (Campos) perdeu a freada na Variante del Rettifilo e precisou atravessar a chicane; na volta, acabou tocando Théo Pourchaire, o que fez os dois baterem e abandonarem.

Pouco depois, na curva 4, Jack Doohan acabou espremido por Jehan Daruvala e saiu da pista, atingindo Logan Sargeant. A sequência de acidentes provocou a entrada do safety car pela primeira vez.

Naquele momento, Liam Lawson era líder, com Felipe Drugovich em segundo. Na relargada, na sexta volta, o brasileiro foi ultrapassado por Marcus Armstrong (Hitech) e caiu para o terceiro lugar.

Mais tarde, na oitava volta, foi a vez de Calan Williams (Trident) estampar o muro depois de levar a pior em uma disputa de posição com David Beckmann (Van Amersfoort), o que fez o safety car mais uma vez voltar à pista. Para a retirada do carro de Williams, a organização da prova decidiu então acionar as bandeiras vermelhas.

Com a relargada, Richard Verschoor (Trident) chegou à metade das 30 voltas na liderança, com Enzo Fittipaldi em sexto e Felipe Drugovich na 12ª colocação. Na volta 17, foi a vez de Lawson rodar depois de um toque de Jüri Vips, que foi punido com um stop and go de dez segundos.

A cinco voltas do fim, em meio às intensas trocas de posições, Jehan Daruvala assumiu a liderança, com Frederik Vesti em segundo. Ayumu Iwasa era o terceiro, mas com Enzo Fittipaldi colado logo atrás. O brasileiro da Charouz tentou, mas não conseguiu tirar a diferença para buscar um pódio - que só viria com a desclassificação do rival japonês após a bandeirada.

Notícias

Carregar mais