Joshua Dursken venceu neste sábado (14) a corrida sprint da etapa de Baku da Fórmula 2. Foi a primeira vitória do piloto paraguaio da AIX Racing na categoria – e a primeira vitória de um piloto do país sul-americano na história da F2.
O segundo lugar ficou com o norte-americano Jak Crawford, da equipe Dams. Já o italiano Gabriel Mini, que estreia na F2 neste final de semana como substituto de Oliver Bearman na equipe Prema, completou o pódio na terceira colocação.
Entre os brasileiros, Gabriel Bortoleto (Invicta) foi o quinto, enquanto Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort) foi o 13º colocado. O resultado foi fundamental para Bortoleto na briga pelo título da temporada 2024 da F2: Isack Hadjar, líder do campeonato, largou da última colocação e terminou apenas em 12º, sem pontuar.
Com o resultado, a diferença entre Hadjar e Bortoleto passa a ser de 6,5 pontos: o francês segue na liderança com 165, mas o brasileiro chega 158,5.
Os pilotos agora voltam à pista no domingo (15) para a corrida principal, a partir das 4h50 (horário de Brasília). Você assiste ao vivo no Band.com.br.
A corrida
Gabriel Bortoleto largou da quinta colocação, mas optou por uma estratégia cautelosa no começo. Primeiro, cedeu a posição para o companheiro de equipe, Kush Maini. Depois, perdeu mais duas posições e caiu para oitavo.
Durante boa parte da prova, o brasileiro teve um desempenho discreto. Na volta 13, aproveitando-se de um toque de Zane Maloney nas barreiras, colou no rival e conseguiu a ultrapassagem para assumir o sétimo lugar. No entanto, com o pelotão colado, Bortoleto acabou ultrapassado pouco depois por Andrea Kimi Antonelli.
Para embolar a briga, um acidente com Ritomo Miyata a seis voltas do final determinou a entrada do safety car. Na relargada, na volta 18, Bortoleto ultrapassou Antonelli primeiro e depois Maini, assumindo o sexto lugar. O brasileiro chegou a ser tocado por Christian Mansell, mas rebateu no muro e voltou para o traçado sem maiores danos, conseguindo completar a corrida.
Mais à frente, Joshua Dursken fez a festa. Quarto colocado no grid da prova do sábado, o paraguaio se manteve sempre entre os líderes e cruzou a linha de chegada em primeiro.