Red Bull anuncia Liam Lawson como substituto de Sergio Pérez para temporada 2025

Jovem neozelandês irá guiar no lugar do mexicano, que teve um desempenho abaixo do esperado - um oitavo colocado no mundial de pilotos - e rescindiu o contrato com a equipe de automobilismo

Por Da redação

Red Bull anuncia Liam Lawson como substituto de Sergio Pérez para temporada 2025
Liam Lawson assume lugar de Sergio Pérez como piloto da Red Bull Racing, na temporada de 2025 da Fórmula 1
REUTERS/Jakub Porzycki

A Red Bull anunciou na manhã desta quinta-feira (19) seu novo piloto para temporada de 2025 da Fórmula 1: Liam Lawson. O jovem neozelandês fará parceria com o tetracampeão Max Verstappen e será o substituto de Sergio Pérez, que teve seu contrato rescindido na última quarta (18) após uma temporada frustrante e um modesto oitavo colocado no mundial dos pilotos.

Já com algumas corridas realizadas na principal categoria do automobilismo desde 2023, pela Racing Bulls e pela antecessora AlphaTauri, o condutor de 22 anos de idade encerrou sua participação no Mundial de Pilotos com 4 pontos.

"Ser anunciado como um piloto da Red Bull Racing é um sonho de vida para mim, isso é algo que eu queria e trabalhei para alcançar desde os meus oito anos de idade. Tem sido uma jornada incrível até agora", declarou o novo piloto principal em entrevista à montadora.

Já Christian Horner, chefe de equipe e CEO da Red Bull Racing, comparou o talento de Lawson com os tetracampeões Sebastian Vettel e Max Verstappen.

“Ele não só é capaz de entregar resultados fortes, mas também é um verdadeiro piloto, sem medo de se misturar com os melhores e sair por cima”, afirmou. "Não há dúvida de que correr ao lado de Max é uma tarefa assustadora, mas tenho certeza de que Liam pode enfrentar esse desafio e entregar alguns resultados excelentes para nós no ano que vem", completou..

A chegada de Lawson e as declarações de Horner sobre a "entrega de resultados" para a próxima temporada explicam a mudança nos rumos da equipe. Durante a temporada de 2024, houve a expectativa de que Pérez conseguisse manter os resultados apresentados no ano anterior, quando foi vice-campeão mundial de pilotos e ajudou a RBR a ser campeã de construtores.

Em 2023, Checo venceu duas corridas e esteve presente em nove pódios. Já na temporada de 2024, a queda de rendimento foi vertiginosa: Pérez não venceu nenhuma corrida e esteve presente em apenas quatro pódios, apenas nas primeiras cinco corridas. A falta de pontuação fez com que a Red Bull não só perdesse o título de Mundial de construtores para a McLaren, como ficasse ainda atrás da Ferrari, mesmo com a conquista de Verstappen como campeão mundial de pilotos.

Com os desempenhos, o piloto mexicano, que tinha contrato com a escuderia austríaca até o fim de 2026, viu sua história como companheiro de Max Verstappen se encerrar antecipadamente. Aos 34 anos, Pérez passa agora a ter destino incerto na F1 - o piloto deve ficar fora do grid em 2025, mas passa a ser nome no mercado para 2026.

Enquanto isso, a Racing Bulls ficou com a única vaga ainda aberta no grid da F1 para 2025. O favorito ao posto é o francês Isack Hadjar, vice-campeão da Fórmula 2 e também integrante da academia de formação de pilotos da Red Bull. O argentino Franco Colapinto corre por fora.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais