Uma reunião da cúpula da Fórmula 1 nesta sexta-feira (24) em Abu Dhabi debateu mudanças para a categoria a partir de 2024. Entre elas, uma reformulação da programação das corridas sprint nos Grandes Prêmios.
A comissão responsável deu apoio à mudança no formato da programação das sprint, mas ainda não divulgou um novo formato. Em 2023, elas eram realizadas sempre aos sábados, com a classificação (sprint shootout) e a corrida no mesmo dia.
A ideia da atualização, segundo a F1, é “racionalizar ainda mais o fim de semana, separando as atividades do sprint daquelas do Grande Prémio”.
O comitê responsável trabalha em detalhes da mudança, com foco principalmente no tempo e nos regulamentos do parque fechado. Uma proposta final deve ser apresentação à comissão da F1 em uma reunião no início de 2024.
O calendário das corridas sprint de 2024 deve ser apresentado “nas próximas semanas”, segundo a F1. Todas as mudanças ainda dependem da aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo.
Pneus e rodas
Em busca de mais visibilidade nas corridas com chuva, a F1 vai testar em 2024 uma mudança na carenagem que, segundo a promessa, irá “envelopar completamente a roda”, reduzindo o spray levantado em pistas molhadas.
A comissão concordou com a manutenção dos cobertores de pneus até 2025 – ao mesmo tempo, prometeu trabalhar na “redução dos problemas de sobreaquecimento e na melhoria da capacidade de corrida dos pneus”.
Além disso, após os testes com a ATA (Alocação Alternativa de Pneus) em 2023, a categoria decidiu manter os 13 jogos de pneus por piloto a cada final de semana. Nas etapas com ATA, cada piloto utilizou até 11 jogos.
Mais novidades
A comissão ainda aprovou a adoção de um sistema de resfriamento dos pilotos, que deve ser posicionado acima do halo. Mais mudanças dependerão de novas análises a respeito do assunto.
A novidade vem como resposta às condições do Grande Prêmio do Catar, nos quais diversos pilotos relataram mal-estar, queda de pressão e problemas de visão.
Também foi aprovada uma atualização do regulamento técnico relacionada à segurança para diminuir os riscos oferecidos por componentes metálicos do assoalho em caso de soltura, entre outras alterações para 2024.
Regulamento de 2026
A Fórmula 1 definiu ainda que nenhum trabalho para o carro de 2026, quando um novo regulamento entrará em vigor, poderá ser realizado antes do início de 2025.