A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (26) a criação de uma nova cartilha de diversidade e inclusão, em acordo com as dez equipes do grid atual e com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O projeto é resultado de um relatório entregue em 2021 por uma comitiva liderada por Lewis Hamilton, em parceria com a Real Academia de Engenharia. O relatório apresentava recomendações para que a melhoria do automobilismo em diversas questões, tornando-se mais diverso e acessível.
A cartilha tem como missão “permitir que qualquer um acesse, contribua e desfrute do automobilismo mundial”, e destaca como missão “identificar e remover barreiras para atrair e manter uma rica diversidade de pessoas e nossos postos de trabalho, melhorando a maneira como trabalhamos e engajando acionistas para buscarmos a inovação”.
O foco do projeto está em quatro compromissos:
- Atrair
“Identificar e apoiar iniciativas que busquem atrair grupos subrepresentados ao automobilismo. Para apoiar este esforço, vamos reunir dados demográficos de maneira alinhada para melhorar nossas linhas de talentos coletivos e práticas de recrutamento” - Reter
“Colocaremos em prática processos que mitiguem o viés de nossa organização e criem culturas de inclusão, para que uma gama mais diversa de pessoas possa aderir ao nosso esporte” - Criar
“Vamos ouvir e encorajar todas as perspectivas em design, desenvolvimento e entrega de nossos produtos e serviços, encorajando nossa cadeia produtiva a fazer o mesmo” - Engajar
“Vamos comunicar nosso compromisso com diversidade e inclusão com nossos acionistas externos: ouvir, aprender e melhorar, para entregar uma experiência melhor e mais inclusiva”
“Nosso esporte é corretamente reconhecido por seu desempenho de elite e sua inovação, e temos a certeza de que a única maneira de manter e melhorar esses padrões excepcionais é dar as boas-vindas a pensamentos, ideias e experiências”, disse Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1.
Em comunicado, a F1 afirmou que “reconhece a importância que a diversidade tem ao introduzir novas perspectivas e ideias, e na inovação, na cultura e nos resultados comerciais”. A categoria destacou o trabalho recente de equipes e acionistas para implantar iniciativas que tornem o grid mais inclusivo, como a criação de projetos educacionais em diversos países e o lançamento em 2023 da F1 Academy.
“Embora a Fórmula 1 seja um ambiente de intensa competição, há um reconhecimento amplo de que a inclusão não pode ser alcançada por quem trabalha sozinho, demandando colaboração. A cartilha é designada para fazer disto uma realidade e produzir resultados positivos duradouros”, diz o texto.