O fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo de 2024 atraiu cerca de 300 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, à capital paulista. De quebra, os visitantes movimentaram R$ 2 bilhões na economia.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo e levam em conta a movimentação durante os dias de programação oficial do GP de São Paulo, entre 1º e 3 de novembro. Segundo informações da SPTuris (São Paulo Turismo, empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo), as cifras superaram a movimentação da edição de 2023 da prova, quando o total registrado foi de R$ 1,64 bilhão.
“Esse é mais um grande evento que traz milhares de turistas de todos os lugares do mundo ao Brasil, e nós estamos de portas abertas e preparados para receber esses visitantes”, comemorou o ministro Celso Sabino, que entregou a Esteban Ocon (Alpine) o troféu pelo segundo lugar na prova.
Ao todo, o GP de São Paulo 2024 registrou um público de 291,7 mil pessoas nos três dias – um recorde na história da F1 no Autódromo de Interlagos. No domingo (3), o cálculo é de 110,2 mil pessoas presentes ao circuito brasileiro.
Ainda de acordo com a SPTuris, em levantamento com o apoio da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os turistas estrangeiros ocuparam 12,2% dos lugares em Interlagos. Os argentinos encabeçaram a lista, mas São Paulo também atraiu visitantes de Chile, Colômbia e Uruguai.
Entre os brasileiros, os turistas vieram principalmente do estado de São Paulo (62,8%). Em seguida, vieram mineiros (8,3%), paranaenses (7,2%), catarinenses (5%) gaúchos (3,6%) e fluminenses (3%).