Após ao GP da Itália, Ferrari e Red Bull questionaram a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre a legalidade das asas dianteiras dos carros de McLaren e Mercedes. O pedido de investigação foi feito após câmeras onboard (de dentro do carro) mostrarem uma grande movimentação das peças em questão. Contudo, a FIA publicou um comunicado em que afirma que todas as asas dianteiras da temporada 2024 estão em conformidade com o regulamento.
“A FIA tem examinado as asas dianteiras em todas as etapas com diversos parâmetros de checagem, de acordo com o regulamento técnico da F1. E, no momento, todas as asas dianteiras se encontram em conformidade com o regulamento"
Segundo a entidade, desde o GP da Bélgica, câmeras especiais têm sido usadas para monitorar a flexibilidade das asas dianteiras.
"Desde o GP da Bélgica, a FIA tem coletado dados adicionais nos dois primeiros treinos livres para examinar o comportamento dinâmico das asas através de câmares que captura ângulos que não são visíveis nas câmeras das transmissões. Esse exercício continuará até, pelo menos, o GP de Singapura, para termos certeza de que todos os times estão usando a câmera especial em diferentes tipos de pista (pouca, média e muita pressão aerodinâmica). Isso vai garantir que a FIA obtenha uma noção objetiva da situação e que vai poder entender as diferenças entre padrões dinâmicos (de movimentos das asas) observados nas pistas"
Segundo a FIA, monitorar as asas dianteiras ao longo dos anos tem se provado uma tarefa árdua, porque os graus de flexibilidade entre diferentes equipes varia, então é difícil encontrar um vetor único de carga. Ainda de acordo com a Federação, outras áreas como asa traseira e assoalho são muito mais fáceis de monitorar, pois tem uma dinâmica de flexibilidade muito mais consistente entre todos os carros do grid.