FIA lança processo de seleção de novas equipes para o grid da Fórmula 1

Proposta da entidade enfrenta resistência de equipes da própria F1

Da redação

FIA lança processo de seleção de novas equipes para o grid da Fórmula 1
Proposta da entidade enfrenta resistência de equipes da própria F1
F1

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quinta-feira (2) o lançamento do processo de inscrição de possíveis novas equipes para o grid Fórmula 1.

Em comunicado, a entidade dá as boas-vindas ao interesse de entidades “com real intenção” de fazer parte da categoria. “O elevado nível de interesse de potenciais candidatas é mais uma prova da popularidade e do crescimento do campeonato”, diz a FIA em comunicado.

A Federação informa que todas as candidaturas passarão por avaliações minuciosas, que analisarão recursos técnicos e humanos de cada possível equipe, além da capacidade de angariar e manter fundos para a participação na F1 a nível competitivo. Os potenciais times ainda precisarão abordar os planos para zerar as emissões de carbono até 2030.

A entrada de novas equipes na F1 é uma proposta encabeçada pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. Ao mesmo tempo, a ideia enfrenta resistência de boa parte das equipes do grid atual da categoria, especialmente diante da possibilidade de terem que diluir em mais participantes os lucros atuais da disputa.

“O crescimento e o apelo do Campeonato Mundial de Fórmula 1 estão em níveis sem precedentes. A FIA acredita que as condições são corretas para que as partes interessadas, que atinjam os critérios de seleção, expressem um interesse formal em entrar no campeonato”, afirmou Ben Sulayem.

“Pela primeira vez, como parte das condições de seleção, estamos pedindo que as candidatas estabeleçam como pretendem atingir os marcos de sustentabilidade da FIA e como pretendem produzir um impacto social positivo através do esporte”, acrescentou.

De acordo com a FIA, as propostas a longo prazo determinarão quais candidaturas serão selecionadas. Os termos do processo formal, assim como os critérios e os prazos, serão comunicados às potenciais equipes que apresentem manifestação de interesse.

Notícias

Carregar mais