Segundo Mariana Becker informou antes da classificação para a corrida Sprint do GP dos EUA (vídeo acima), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) foi até os boxes da Red Bull para ver de perto o funcionamento de um dispositivo que está dando o que falar na etapa do Texas.
O dispositivo em questão serve para mudar a altura na parte dianteira do carro. Todas equipes possuem um dispositivo desse tipo, mas o design único encontrado na Red Bull possibilita que esse ajuste seja feito de dentro do cockpit. E daí surgiu a preocupação de outros time de que esse ajuste estivesse sendo feito entre a classificação e a corrida, o que é proibido pelo regulamento.
A Red Bull confirma a existência do sistema, mas diz que não dá para ser acessado com o carro montado. Diz também que não tem nada a esconder, já que o design em questão estava em um documento de domínio público de todas as equipes e que fica nos servidores da FIA.
Mas o CEO da McLaren, Zak Brown, não se mostrou muito convencido com os argumentos da equipe rival.
“A engenhosidade faz parte da Fórmula 1, mas existem regras claras. Você não pode tocar em seu carro, exceto em coisas como o conforto do piloto. Eles [Red Bull] escolheram suas palavras com muito cuidado, dizendo, ‘quando o carro estiver totalmente montado’. Mas é permitido que você não tenha o carro totalmente montado no parque fechado quando estiver trabalhando no conforto do piloto", dispara.
A FIA diz que não há quaisquer evidências de que a Red Bull tenha usado o sistema de forma ilegal. Mas pelo bem da isonomia, selos serão aplicados no componente em questão para terem certeza que não está sendo usado em um momento em que não poderia.
Novamente, Brown não vê sentido na explicação da equipe austríaca, e pede braço duro da FIA na apuração do caso.
“Além disso, o que não faz sentido é um comentário de que você não consegue mexer (no dispositivo que muda a altura). Bem, então por que a FIA sente que precisa colocar um selo nele se não for acessível durante o parque fechado? Estou muito feliz em ver que a FIA está de olho nisso. Precisa ser uma investigação muito completa, porque se você tocar em seu carro do ponto de vista do desempenho no parque fechado isso é uma violação, que deve ter consequências enormes. Tocar em seu carro no parque fechado é altamente ilegal", desabafa o americano.