Após polêmica, FIA encerra caso sobre dispositivo que regula altura no carro da Red Bull

Federação não vê ilegalidade no dispositivo, decide não fazer investigação aprofundada e considera caso encerrado

Após polêmica, FIA encerra caso sobre dispositivo que regula altura no carro da Red Bull
Carro da Red Bull no GP dos EUA de 2024
REUTERS/Kaylee Greenlee Beal

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que deu por encerrado o caso envolvendo o dispositivo que regula a altura do carro da Red Bull. Por não ver ilegalidade no sistema, a entidade decidiu não se aprofundar nas investigações. 

““Honestamente, posso dizer com total certeza se alguma vez houve algo irregular? Não. Posso dizer que o assunto está encerrado? Sim, absolutamente", diz Nikolas Tombazis, representante da FIA para assuntos de monopostos. 

Para o GP dos EUA, a Federação aplicou lacres de segurança na peça, para se certificar de que não haveria mudanças na altura do carro ao longo do fim de semana em Austin. 

"É difícil provar retroativamente exatamente o que aconteceu antes, e não achamos que temos a capacidade de investigar a situação durante dois anos (que já se passaram). Geralmente, quando decidimos escalar o assunto e ir aos comissários, tribunal ou qualquer outra coisa, queremos ter alguma indicação razoável – portanto, não baseada em boatos ou apenas especulação", afirma 

Ainda na sexta-feira, oi até os boxes da Red Bull para ver de perto o funcionamento de um dispositivo que está dando o que falar na etapa do Texas. 

O dispositivo em questão serve para mudar a altura na parte dianteira do carro. Todas equipes possuem um dispositivo desse tipo, mas o design único encontrado na Red Bull possibilita que esse ajuste seja feito de dentro do cockpit. E daí surgiu a preocupação de outros time de que esse ajuste estivesse sendo feito entre a classificação e a corrida, o que é proibido pelo regulamento. 

“Como o projeto não é ilegal, acreditamos que a ação correta é dizer: 'Bem, tudo bem, certas coisas precisam acontecer para garantir que não haja nenhum tipo de preocupação contínua.

A Red Bull confirma a existência do sistema, mas diz que não dá para ser acessado com o carro montado. Diz também que não tem nada a esconder, já que o design em questão estava em um documento de domínio público de todas as equipes e que fica nos servidores da FIA. 

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