FIA busca "próximos passos" após Fórmula 1 recusar entrada da Andretti

Entidade divulgou nota para anunciar diálogo sobre o caso; equipe ainda pode ser reavaliada

Da redação

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou um breve comunicado nesta quinta-feira (1) para informar que busca uma solução a respeito da candidatura da Andretti por uma vaga no grid da Fórmula 1 com equipe própria.

A organização norte-americana apresentou um projeto para ter um time na F1 a partir de 2025. A proposta foi aceita pela FIA em outubro, mas a categoria anunciou na quarta-feira (31) a recusa, alegando que a possibilidade não ofereceria “nenhum efeito positivo” ao campeonato nos moldes atuais.

“A FIA está ciente do anúncio da administração da Fórmula 1 em relação ao processo de manifestação de interesse das equipes do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. Estamos dialogando para determinar os próximos passos”, informa a nota da entidade máxima do automobilismo mundial.

Apesar da recusa da Liberty Media e das equipes atuais da Fórmula 1, a proposta da Andretti ainda pode ser revista para 2028. Isso porque a General Motors – parceira da equipe com a marca Cadillac – já anunciou a intenção de entrar na categoria como fornecedora de motores na temporada em questão.

“Olharíamos de forma diferente para um pedido de entrada de uma equipe no campeonato de 2028 com uma unidade de potência GM, seja como uma equipe própria da GM ou como uma equipe cliente da GM projetando internamente todos os componentes permitidos”, informou a Liberty Media em comunicado divulgado na quarta-feira.

“Neste caso, haveria fatores adicionais a serem considerados em relação ao valor que a candidata traria para o campeonato, em particular no que diz respeito à contratação de um novo OEM (sigla em inglês para “fabricante de equipamento original”) de prestígio para o esporte como fornecedor de unidades de potência”, conclui.

Notícias

Carregar mais