A Ferrari anunciou nesta quinta-feira (27) a saída de Laurent Mekies, que ocupava o cargo de diretor esportivo da escuderia na Fórmula 1 desde 2019. O francês deverá assumir o posto de chefe de equipe da AlphaTauri a partir do fim de 2023.
Segundo a Ferrari, Mekies nem mesmo estará presente no GP da Bélgica deste final de semana. Em Spa-Francorchamps, ele terá suas funções no pitwall executadas por Diego Ioverno, novo diretor esportivo, auxiliado por Matteo Togninalli, diretor de engenharia de pista, e Ravin Jain, estrategista.
“A passagem de Laurent Mekies pela Scuderia Ferrari chega ao fim nesta semana. O diretor esportivo não estará na Bélgica, e deixa Maranello depois de quatro temporadas e meia, durante as quais a equipe conquistou sete vitórias. Toda a equipe agradece a ele pela grande contribuição durante estes anos”, comunicou a Ferrari.
Substituto de Laurent Mekies, Diego Ioverno está na Ferrari há 23 anos. Depois de exercer diversas funções, o engenheiro passou em 2021 a ocupar o posto de engenheiro-chefe de operações do veículo. Agora, segundo a escuderia, será responsável por “todas as questões esportivas, assim como os contatos com a FIA”.
Na AlphaTauri, Laurent Mekies deverá assumir o posto de Franz Tost. Chefe de equipe do time satélite da Red Bull desde 2006, Tost deixará o cargo no fim de 2023. Mekies, por sua vez, era funcionário da Minardi e foi mantido no organograma quando a escuderia virou Toro Rosso, deixando a organização em 2014 para trabalhar na FIA.