Alonso diz que Newey "elevou sarrafo" na F1; projetista fala de honra em trabalhar com espanhol

Projetista multicampeão de Fórmula 1, Adrian Newey foi anunciado pela Aston Martin na manhã desta terça-feira (10)

Fernando Alonso, Adrian Newey e Lawrence Stroll
Aston Martin F1

Tanto Fernando Alonso quanto Adrian Newey, projetista multicampeão de F1 anunciado pela Aston Martin, foram só gentilezas ao falar um do outro durante a coletiva de apresentação de Newey na manhã desta terça-feira, na Grã-Bretanha. Segundo o espanhol, o trabalho do designer britânico obrigou toda a Fórmula 1 a elevar o sarrafo para poder competir de igual para igual. 

“Temos corrida um contra o outro há muito tempo. Eu diria que ele foi uma inspiração. Graças ao talento e aos carros de Adrian, nós melhoramos. Pilotos, engenheiros, equipes… todos tivemos que elevar o sarrafo para conseguir competir. É um dia incrível para a equipe. Para mim é uma oportunidade incrível trabalhar com o Adrian. Os planos de Lawrence estão se concretizando com essa fábrica, com Adrian, com a Honda, com a Aramco, o novo túnel de vento. Definitivamente, a equipe do futuro”, diz o espanhol bicampeão de F1. 

Newey também se mostrou ansioso para trabalhar com Alonso e relembrou o episódio em que quase tiveram essa oportunidade, porém o espanhol recusou o convite de guiar pela Red Bull em 2009. 

“Lutamos um contra o outro por muitos anos. Ele tem sido um arquiinimigo às vezes. Chegamos tão perto de trabalhar na Red Bull na temporada de 2009, mas isso não aconteceu, o que foi uma pena. Ele é uma lenda do esporte e estou ansioso para trabalhar com ele”, relembrou Newey.

Na ocasião, a Red Bull começava os primeiros passos na F1, mas já incomodava equipes grandes. Com a recusa de Alonso, a equipe promoveu o jovem Sebastian Vettel, que seria tetracampeão de forma consecutiva de 2010 a 2013.

Aston Martin confirma contratação de Adrian Newey

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, na Grã-Bretanha, a Aston Martin confirmou a contratação de Adrian Newey, um dos mais bem-sucedidos projetistas que a Fórmula 1 já teve em toda a sua história. O anúncio foi feito pelo dono da equipe, o magnata canadense Lawrence Stroll. 

O “Mago da Aerodinâmica” se junta a um projeto ambicioso de Stroll a partir de 1º de março de 2025. Além de uma fábrica nova e de última geração que Stroll mandou construir, ele tem em seu plantel ninguém menos que o bicampeão Fernando Alonso, além do sonho de ver o filho Lance Stroll campeão de Fórmula 1. 

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.