Felipe Massa deu uma entrevista exclusiva para o Bandeirada, programa de Reginaldo Leme na Rádio Bandeirantes, e falou a respeito da ação que abriu contra a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Fórmula 1 pelo título de 2008.
De acordo com o brasileiro, as entidades têm até o dia 15 deste mês para dar um retorno sobre o pedido. Caso a resposta não seja no sentido do que pede Massa e sua equipe jurídica, o ex-piloto da F1 promete ir ao tribunal.
A gente está esperando o retorno deles, tanto da FIA, quanto da Fórmula 1, sobre a carta que a gente mandou. Eles têm até o dia 15 de novembro para responder e, se acontecer aquilo que a gente espera, um acordo, uma conversa, e eles entenderem minha situação, pela justiça do esporte, não vai precisar ir para o tribunal. Senão a gente vai para o tribunal para lutar pela justiça do esporte até o final - Felipe Massa ao programa Bandeirada.
Massa resolveu brigar na Justiça pelo título da F1 de 2008 após uma declaração polêmica de Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, sobre o escândalo de Singapuragate (entenda mais abaixo).
"Decidimos não fazer nada, queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um escândalo. Havia uma regra que dizia que a posição de um campeão mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA (Federação Internacional do Automobilismo). Assim, Hamilton recebeu a taça e tudo ficou bem. Mas tínhamos informações suficientes naquele momento para investigar o assunto. Segundo o regulamento, devíamos ter anulado a corrida em Singapura por essas condições”, disse Ecclestone, em março deste ano.
Em agosto, portanto, Massa deu o primeiro passo para contestar a FIA e a Formula One Management (FOM): ele enviou uma carta às entidades, obrigatória no Reino Unido antes do ajuizamento deste tipo de ação.
Em 2008, Lewis Hamilton ficou com o troféu com a vantagem de um ponto para o brasileiro. O britânico já falou sobre o caso.
O que é o escândalo de Singapuragate?
O Singapuragate é considerado o maior escândalo da Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial. Tudo aconteceu no GP de Singapura, a 15ª corrida da temporada de 2008.
Nelson Piquet Júnior, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, pilotava pela Renault ao lado de Fernando Alonso. A pedido do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, ele colidiu intencionalmente na curva 14 do circuito.
A batida forçou o safety car, que acabou ajudando o espanhol Fernando Alonso a vencer a corrida e indiretamente prejudicou Felipe Massa.
Com bandeira amarela, o brasileiro entrou nos boxes. Acontece que a Ferrari liberou o piloto com a mangueira de reabastecimento ainda presa ao carro. Com o erro da equipe italiana, Massa despencou na classificação e não pontuou na corrida. De quebra, ele ainda foi punido por quase tocar em Adrian Sutil, da Force India-Ferrari, ao ser liberado de forma insegura na parada.
Caso a prova, que anos depois teve a confirmação de ter sido manipulada, fosse anulada, Felipe Massa terminaria o campeonato mundial de F1 em 2008 na liderança, vencendo o título.