Quem é Felipe Drugovich? Conheça o brasileiro no radar da Fórmula 1

Líder da temporada 2022 da F2, piloto paranaense é de família ligada ao automobilismo e correu contra sobrenomes famosos

Da redação

Piloto paranaense é de família ligada ao automobilismo e correu contra sobrenomes famosos
FIA Fórmula 2/Site oficial

Felipe Drugovich se converteu em um dos protagonistas do automobilismo mundial em 2022 – e não apenas para o público brasileiro.

Aos 22 anos, este paranaense de Maringá lidera a temporada 2022 da Fórmula 2, com ampla vantagem para os principais concorrentes. Assim, entrou no radar da Fórmula 1, que não tem um brasileiro titular desde que Felipe Massa se aposentou no fim de 2017.

E o Band.com.br e o Bandplay transmitem ao vivo toda a etapa da F2 da Itália neste fim de semana. A programação começa com o treino livre da sexta-feira (9), às 5h25 (horário de Brasília). Mais tarde, às 13h30 (Brasília), é a vez da classificação.

A corrida sprint acontece no sábado, às 13h, enquanto a corrida principal é no domingo, com largada às 5h05. Em caso de vitória já na primeira corrida, Drugovich garante o título de 2022 da F2.

Mas o que você conhece sobre Felipe Drugovich?

Para te apresentar a sensação brasileira das pistas internacionais, a Band listou aqui sete fatos sobre a vida de Drugo. Confira:

  1. Perda do pai 
    O pai de Felipe Drugovich, Fernando Roncato, morreu em 2010 em um acidente de moto. Felipe tinha 10 anos e corria de kart na ocasião.
  2. Família Drugovich 
    Felipe não é o primeiro da família a ganhar destaque no automobilismo. O tio, Oswaldo Drugovich Júnior, foi bicampeão da Fórmula Truck (1997 e 1998).
  3. Companheiros conhecidos 
    Ao longo de diversas categorias, Felipe Drugovich teve companheiros de equipe com sobrenomes bem conhecidos. Na temporada 2017 da Fórmula 3 europeia, correu na equipe Van Amersfoort Racing ao lado de Pedro Piquet (filho de Nelson Piquet) e Harrison Newey (filho de Adrian Newey). Em 2018, na Eurofórmula Open, dividiu os boxes da RP Motorsport com David Schumacher (filho de Ralf, sobrinho de Michael e primo de Mick). Na Fórmula 2, em 2020, correu na MP Motorsport com Giuliano Alesi (filho de Jean Alesi).
  4. Títulos 
    Poucas vezes você verá um domínio tão grande no automobilismo como o que Drugovich teve na temporada 2018 da Eurofórmula Open. Em 18 corridas, o paranaense venceu 16 – e foi segundo nas outras duas. O título veio com incríveis 405 pontos, contra 246 do holandês Bent Viscaal.
  5. Patrocínios 
    Sem integrar programas de formação de pilotos das equipes de Fórmula 1, Felipe Drugovich tem como principais patrocinadoras a Drugovich Autopeças, empresa de componentes automotivos, e a Jaloto & Drugovich, transportadora da qual é um dos sócios desde 2021.
  6. Nasr & Drugovich 
    Fora das pistas, Felipe Drugovich conta com um apoio forte: Amir Nasr, responsável pela equipe que leva o próprio nome e que já consagrou pilotos em categorias como Fórmula 3 e Stock Car. Tio de Felipe Nasr, Amir é amigo de longa data da família Drugovich, e atua como um conselheiro do piloto da Fórmula 2 nos bastidores.
  7. Chances na Fórmula 1? 
    Apesar de não fazer parte de programas das equipes da F1, Drugovich já desperta o interesse de algumas delas. Com a Aston Martin, negocia uma vaga de piloto de desenvolvimento. Na Red Bull, conversou com o consultor Helmut Marko, mas sem detalhes. Na Williams, foi especulado pela imprensa para a vaga ao lado de Alexander Albon em 2023.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.