Felipe Durgovich percorreu quase 1400km com a Aston Martin em teste com os pneus de 2026 da F1. A atividade foi realizada no circuito de Barcelona, Espanha, entre terça (17) e quarta-feira (18), com o carro de 2022 da equipe britânica.
A marca exata atingida por Felipe foi de 1392km, sendo 670km na terça e, 722km na quarta. Os testes servem para a o desenvolvimento dos pneus do novo regulamento da F1, que se manterão com 18 polegadas, mas que terão os diâmetros externos reduzidos. O próximo teste do tipo está marcado para os dias 8 e 9 de outubro, mas serão conduzidos pela McLaren.
Para evitar que equipes levem vantagens e tentem desenvolver os carros da atual temporada nesses testes, as atividades são conduzidas, por regulamento, com carro que tenham pelo menos dois anos de defasagem em relação ao modelo atual, daí o uso do carro de 2022.
Essa é a primeira vez que Drugovich guia um carro de F1 desde o primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi de 2023. O brasileiro estava escalado para guiar no TL1 do GP da Itália, mas teve sua participação adiada em função das novidades no asfalto de Monza, segundo Fernando Alonso.
“Originalmente, Felipe estaria no meu carro aqui em Monza no TL1. Mas, entendemos que o recapeamento é um pouco maior do que pensávamos, as zebras também estão diferentes; então, a equipe mudou o plano e acho que isso vai acontecer no México,” explicou Alonso.