F1 vai testar coberturas de pneus para tentar melhorar visibilidade na chuva

Paralamas devem ser avaliados na próxima semana, em Silverstone

Da redação

A Fórmula 1 deverá testar novas peças para tentar reduzir o spray de água em corridas com chuva. A informação foi anunciada nos últimos dias por sites especializados.

O projeto – uma espécie de paralamas traseiro – já vinha sendo especulado nos últimos anos. A demanda, no entanto, ganhou força após o acidente fatal do piloto holandês Dilano Van’t Hoff no fim de semana, durante corrida com forte chuva e pouca visibilidade na etapa da Bélgica da Fórmula Regional Europeia.

A expectativa é que as novas coberturas dos pneus traseiros sejam avaliadas na terça (11) e na quarta (12), em Silverstone, após o GP da Inglaterra. Nos mesmos dias, a Pirelli vai experimentar protótipos dos pneus para a temporada 2024 da F1.

A atividade contará com pilotos da Red Bull e da Haas. No time norte-americano, os titulares Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen foram escalados para o primeiro dia, enquanto Pietro Fittipaldi assume a função no segundo dia. Na equipe austríaca, Daniel Ricciardo confirmou presença.

Ideia é reduzir o spray de água em corridas com chuva (Imagem: Alfa Romeo F1 Team Stake)

Falta de visibilidade

A falta de condições para corridas na chuva é motivo de críticas constantes por partes de pilotos. Após o acidente de Van’t Hoff, nomes de destaque da Fórmula 1 criticaram a pouca visibilidade durante o acidente em Spa-Francorchamps, defendendo mudanças.

“Com aquela visibilidade, era simplesmente impossível ver qualquer coisa”, afirmou Max Verstappen, da Red Bull após o GP da Áustria do último domingo (2).

“Você não vê. Você só está torcendo para que o cara na frente esteja de pé embaixo e que não haja carros no meio da pista, mas isso não é suficiente”, reforçou Charles Leclerc, da Ferrari.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.