A Pirelli anunciou nesta segunda-feira (17) que irá realizar testes durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos com protótipos dos pneus que deverá utilizar na temporada 2023 da Fórmula 1.
A avaliação acontecerá na sexta-feira (21), durante o segundo treino livre. A sessão foi estendida, de 60 para 90 minutos, para comportar os testes com os slicks – que, para se diferenciarem dos pneus de 2022, não levarão as marcas coloridas nas laterais.
Originalmente, a avalição aconteceria no primeiro dia de treinos livres do GP do Japão, em 7 de outubro. No entanto, as chuvas que caíram sobre Suzuka no dia atrapalharam a programação, adiando a testagem.
De acordo com a fabricante, todo o segundo treino livre no Circuit of the Americas será dedicada aos experimentos com os pneus. Os compostos definitivos serão utilizados no fim do ano, durante os testes de pós-temporada em Abu Dhabi.
As equipes que utilizarem jovens pilotos no primeiro treino livre poderão usar os pneus de 2022 durante parte do segundo treino, antes de adotarem os protótipos na sessão. Alfa Romeo (com Theo Pourchaire), Haas (com Antonio Giovinazzi) e Williams (com Logan Sargeant) estarão na lista.
“Na primeira sessão de treinos livres, deve haver um alto grau de evolução da pista, por isso será vital para as equipes maximizarem os dados coletados durante o terceiro treino livre para definirem a melhor estratégia. A segunda sessão de treinos livres será dedicada aos testes de pneus slick para 2023, se o clima permitir. As condições climáticas em Austin foram extremamente variáveis no passado, então é um circuito onde você precisa estar pronto para qualquer coisa”, avaliou Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, atento às novidades no traçado para 2022.
“O Circuito das Américas possui um traçado equilibrado no que se diz respeito às demandas para carros e pneus em termos de tração, frenagem e cargas laterais, mas é principalmente uma pista fluida que os pilotos adoram, mas que apresenta alguns trechos desafiadores que não deveriam ser subestimados. A pista foi parcialmente recapeada em 2020, com um processo de fresagem também ocorrendo no ano passado para eliminar os solavancos que obrigavam as equipes a aumentar a altura do carro, o que afetava na aerodinâmica”, declarou também.
Para o GP dos EUA deste final de semana, a Pirelli fornecerá para as equipes os pneus C2 (branco) como o mais duro, C3 (amarelo) como o médio e C4 (vermelho) como o mais macio.