Um circuito, várias opções: F1 terá 'pegadinha' com pneus na Áustria

Red Bull Ring receberá duas provas seguidas

Da Redação

Red Bull Ring receberá duas provas seguidas Fórmula 1/Site oficial
Red Bull Ring receberá duas provas seguidas
Fórmula 1/Site oficial

Se alguém tinha dúvidas do quão decisivos os pneus podem ser na temporada 2021 da Fórmula 1, as últimas etapas trataram de mostrar a importância deles. No GP da França, Max Verstappen levou a melhor sobre Lewis Hamilton graças a uma estratégia acertada de trocas. Antes, no Azerbaijão, o holandês da Rd Bull abandonou a poucas voltas do fim, quando liderava, com um estouro no composto da roda traseira esquerda.

Não deve ser diferente nas demais etapas, mas com um detalhe: as duas próximas corridas acontecerão no mesmo circuito. O Red Bull Ring receberá tanto o GP da Estíria, em 27 de junho, quanto o GP da Áustria, em 4 de julho.

O que não quer dizer que o traçado em Spielberg vá ser previsível. A Pirelli, responsável pelo fornecimento de pneus da Fórmula 1, anunciou que escolheu opções diferentes para as duas provas. Assim, será impossível repetir a estratégia da Estíria na Áustria, mesmo que as escolhas se mostrem acertadas na primeira prova.

Para entender a distribuição, vale lembrar que a Pirelli oferece cinco tipos de compostos para a Fórmula 1, que vão do C1 (mais duro) ao C5 (mais macio). Para o GP da Estíria, os três compostos escolhidos serão o C2 (branco, duro), o C3 (amarelo, médio) e o C4 (vermelho, macio).

O GP da Áustria acontece uma semana depois, na mesma pista, mas com outras opções: C3 (branco, duro), C4 (amarelo, médio) e C5 (vermelho, macio). A combinação é a mais macia - logo, menos durável - oferecida pela Pirelli para a Fórmula 1.

Segundo a Pirelli, as escolhas foram feitas “para criar um diferencial entre as duas corridas, proporcionando alguma variação estratégica com a introdução do composto mais macio para o segundo fim de semana”. Como a pista é curta (4,318 km), permite que pneus mais macios sejam utilizados.

“Mais uma vez, depois do ano passado, a Áustria acolheu uma corrida consecutiva, o que significa que as equipes têm muitos dados sobre esta pista e experiência recente de como lidar com seus desafios e táticas particulares”, lembrou Mario Isola, gerente mundial de automobilismo da Pirelli, em comunicado da fabricante.

“No entanto, ter duas nomeações de pneus diferentes é a primeira vez para o Red Bull Ring. Então será interessante ver como as equipes se familiarizarão com os pneus C5 mais macios para o segundo fim de semana de corrida e como a nova seleção influencia a estratégia no sentido de criar oportunidades diferentes em comparação com o anterior Grande Prêmio da Estíria”, completou.

Grande Prêmio da Estíria (horários de Brasília)

Sexta-feira (25)
06h20 - Treino livre 1 - Bandsports
09h50 - Treino livre 2 - Bandsports

Sábado (26)
06h50 - Treino livre 3 - Bandsports
09h30 - Treino classificatório - Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Domingo (27)
09h30 - Corrida - Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band
21h - VT da corrida - Bandsports

Onde assistir?

Ao vivo na tela da Band e online no Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagem de Mariana Becker.

Notícias

Carregar mais