F1 estuda realizar corrida Sprint em Abu Dhabi só com pilotos novatos

Ideia é promover atividade nos testes de pilotos novatos que já acontecem na semana seguinte ao fim do campeonato

Largada do GP de Abu Dhabi
Rula Rouhana/Reuters

A F1 está considerando criar uma corrida Sprint só com pilotos novatos em Abu Dhabi, no teste que já é realizado na semana seguinte ao fim do campeonato. Com testes cada vez mais restritos, a ideia é dar mais experiência aos pilotos que estão prestes a assumir a vaga de titular na categoria. 

No momento, a Fórmula 1 estuda os desafios logísticos de realizar uma corrida com a temporada já encerrada. Os aspectos levados em consideração são os sistemas de cronometragem, segurança dos pilotos e equipe médica, profissionais das equipes e também a possível transmissão do evento.

A próxima reunião da comissão da F1, que vota esse tipo de ideia, será realizada em setembro. Até lá, os diretores esportivos receberam a missão de avaliar se a ideia é factível. 

“Há um projeto em discussão, a possibilidade de organizar uma corrida Sprint para jovens pilotos em Abu Dhabi. Estamos refletindo sobre como dar aos jovens a oportunidade durante o teste de Yas Marina de brilhar e ganhar experiência - não apenas pilotando no teste, mas também em um contexto competitivo. Certamente ajudaria na formação deles, visando prepará-los para o próximo passo. Falaremos sobre isso em detalhes até o final de setembro para entender se a ideia é factível", afirma o CEO da F1, Stefano Domenicali.

Uma ideia que foi ventilada, mas descartada foi a realização das corridas Sprints com novatos durante o campeonato. Só que alguns problemas foram encontrados, como a impossibilidade de as equipes usarem um terceiro carro, e o risco de um novato bater o carro de um piloto titular e o tirar da corrida principal, e também por não fazer sentido tirar um piloto famoso e experiente da disputa para colocar um novato desconhecido.

Atualmente, as equipes precisam usar dois carros no teste de Abu Dhabi. Um dos carros deve ser para pilotos novatos que não pilotaram em mais do que dois GPs ao longo da temporada, enquanto o outro é designado para testes de pneus do próximo ano por um piloto atual.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.