A equipe da Band compartilhou a frustração dos fãs da Fórmula 1 e se decepcionou com o Grande Prêmio da Bélgica deste domingo (29). Por causa da chuva, a corrida, se é que pode ser chamada assim, teve somente três voltas - todas elas atrás do safety car e sem, portanto, permitir ultrapassagem.
“Não concordo com isso. Acho fake. Como chamar de corrida uma competição em que ninguém pode passar ninguém?”, questionou o comentarista Reginaldo Leme, lembrando que o que ocorreu em Spa-Francorchamps foi sem precedentes na história da mais nobre categoria do automobilismo mundial.
“Teve algo parecido, repito, parecido, na Austrália, em Adelaide, em 1991. Uma corrida que inclusive o Ayrton Senna venceu e foi a última do Nelson Piquet. Foi uma situação parecida, muita chuva, larga ou não larga, mas tiveram 14 voltas e todas com bandeira verde. Teve corrida. Hoje, me desculpem, não teve”, completou.
Diante das circunstâncias, a prova na Bélgica terminou com a ordem da largada. Max Verstappen, da Red Bull, ficou com a vitória, seguido por George Russell, da Williams, e Lewis Hamilton, da Mercedes.
O holandês poderia até se tornar líder do Mundial, mas, com só três voltas completadas (justamente o mínimo que prevê o regulamento), apenas metade dos pontos foram contabilizados na classificação. Com isso, o heptacampeão continua em primeiro, com 202,5 pontos, contra 199,5 do rival.
Também insatisfeitos, Sérgio Maurício e Max Wilson tiveram um diálogo inusitado quando a decisão de que a corrida estava encerrada foi anunciada. “Pensa num cara frustrado”, perguntou o narrador. “O Verstappen?”, arriscou o comentarista. “Não, o Sérgio Maurício. Empunhando este microfone ou não, você fã da Fórmula 1 saiba que estou tão frustrado quanto você”, respondeu.
A alegria da equipe Williams e de Russell em seu primeiro pódio na carreira foi um alento depois de um GP decepcionante. “A Williams tem que comemorar independentemente das circunstâncias. Uma das maiores equipes da história e que viveu anos tão difíceis”, afirmou Max.
A boa notícia é que a Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, com o Grande Prêmio da Holanda. Tudo, é claro, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.