F1: Hamilton vence na Arábia e iguala Verstappen no Mundial a uma corrida do fim

GP maluco no estreante circuito de Jeddah terminou com o inglês em primeiro e o holandês em segundo

Da Redação

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu um polêmico e conturbado Grande Prêmio da Arábia Saudita neste domingo (05), no circuito de Jeddah, e alcançou Max Verstappen (Red Bull), segundo colocado na prova, na liderança do Mundial de Fórmula 1 a uma etapa do fim.

Ambos agora somam 369,5 pontos, e o holandês leva vantagem e aparece em primeiro apenas por ter uma vitória a mais na temporada. Com isso, a definição do título ficou totalmente aberta para Abu Dhabi, na semana que vem. Desde 1974 que a Fórmula 1 não chegava à última corrida com dois pilotos empatados na liderança. Confira a classificação atualizada aqui!

O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, terminou em terceiro na Arábia numa prova marcada por acidentes, bandeiras amarelas e vermelhas e briga intensa entre os dois postulantes ao título da temporada - Hamilton chegou a carimbar a traseira de Verstappen na volta 37. 

O GP da Arábia Saudita foi atração na tela da Band com narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker. Como já virou tradição, o fã da Fórmula 1 não perdeu nada, desde a expectativa para a corrida até a última gota de bebida no pódio e a repercussão do resultado no Show do Esporte. 

Confira os principais destaques da penúltima etapa do Mundial:

Homenagem a Frank e Mercedes na frente

O domingo na Arábia foi marcado por homenagens a Frank Williams, que morreu na semana passada aos 79 anos. Pilotos e membros de todas as equipes do grid respeitaram um minuto de silêncio diante da imagem do lendário fundador da Williams antes da largada.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Quando as luzes se apagaram, Hamilton largou bem e Bottas conseguiu segurar Verstappen, mantendo as posições iniciais da corrida. Após cinco voltas, o heptacampeão já tinha um segundo e meio de vantagem para o finlandês, que não sofreu pressão do holandês até ali.

Schumacher bate forte, e Red Bull acerta na estratégia

Na décima volta, Mick Schumacher bateu forte com a Haas - no mesmo lugar em que Leclerc bateu no segundo treino livre de sexta-feira - e obrigou a entrada do safety car na pista. Verstappen foi um dos poucos a não parar com a bandeira amarela e virou líder. 

Já na volta 14, com o carro da alemão retirado, a bandeira vermelha foi acionada pela organização para consertar a barreira de proteção e paralisou a prova, o que favoreceu o holandês, que aproveitou para trocar os pneus sem perder a ponta. Estratégia arriscada - e acertada da Red Bull. Hamilton lamentou com a equipe no rádio. 

Relargada caótica

O reinício de corrida foi turbulento. Hamilton largou bem e passou Verstappen, que recuperou a posição pela área de escape. O inglês ainda foi ultrapassado por Esteban Ocon (Alpine) antes de uma nova bandeira vermelha ser acionada, agora por causa de acidentes com Sergio Pérez (Red Bull), Nikita Mazepin (Haas) e George Russell (Williams). 

Mais 30 minutos de interrupção. A direção de prova considerou que a ultrapassagem de Verstappen foi irregular e ele devolveu a posição para Hamilton. Ocon, então, relargaria em primeiro, seguido pelo heptacampeão e o holandês. 

Verstappen assume a ponta

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O holandês brilhou na terceira largada da corrida, colocou por dentro e deixou Hamilton e Ocon para trás. Na volta 18, o inglês passou o francês e assumiu o segundo lugar, mas não conseguiu pressionar Verstappen num primeiro momento. O top 5 ainda tinha Ricciardo em quarto e Bottas em quinto. Na volta 24, Yuki Tsunoda (AlphaTauri) também perdeu o controle, mas a bandeira desta vez foi só amarela, com virtual safety car. 

Hamilton parte para o ataque e acerta Verstappen

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Após um demorado safety car virtual, Hamilton tentou ultrapassar Verstappen na volta 36, mas foi tocado pelo holandês. No giro seguinte, o piloto da Red Bull diminuiu a velocidade, aparentemente para devolver a posição ao rival, mas o heptacampeão acabou acertando a traseira do líder. Muita polêmica e reclamação do lado da Mercedes. 

Verstappen é punido, Hamilton passa e vence

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Na volta 42, Hamilton foi para o ataque de novo, chegou a passar o holandês, mas levou o troco. No giro seguinte, a organização informou que Verstappen levaria cinco segundos de punição por ter ganhado vantagem ao sair da pista na disputa anterior com o inglês. Alheio a isso, o heptacampeão enfim passou o holandês na volta 44 e cruzou a linha de chegada em primeiro. Na última volta, Bottas superou Ocon e fechou o pódio. 

Veja a classificação final do GP da Arábia Saudita

Quando tem corrida de novo?

Não será preciso esperar muito tempo para ver o último capítulo da histórica temporada 2021 da Fórmula 1. As emoções voltam já no próximo final de semana dos dias 10, 11 e 12 de dezembro para o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Tudo, é claro, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.