Lewis Hamilton venceu neste domingo (9) o GP da Espanha de Fórmula 1. Em um duelo bastante estratégico com Max Verstappen, o britânico da Mercedes se aproveitou do melhor ritmo oferecido pelos pneus no fim da prova, superando o holandês a seis voltas do fim e assegurando mais uma vez o topo do pódio.
Foi a terceira vitória de Hamilton em quatro provas na temporada. Agora, Hamilton lidera o Mundial de Pilotos com 94 pontos, à frente de Verstappen (80) e de Valtteri Bottas, também da Mercedes (47). O ponto da melhor volta ficou com Verstappen. Confira a classificação atualizada.
A quarta etapa da temporada 2021 foi novamente atração na tela da Band, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker direto de Barcelona. Uma transmissão que fez o fã da F1 não perder nenhum detalhe, desde antes da largada até o fim da festa do pódio.
Confira os principais destaques da prova
1. Verstappen supera Hamilton na largada
A largada da prova foi marcada pelo ataque de Max Verstappen a Lewis Hamilton, que rendeu a primeira posição ao holandês da Red Bull. Charles Leclerc, da Ferrari, foi para terceiro, superando a Mercedes de Valtteri Bottas.
Na oitava volta, o japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri abandonou com problemas de motor, provocando uma bandeira amarela e a entrada do safety car. Na relargada, três voltas depois, Verstappen levou a melhor e manteve o primeiro lugar.
2. Batalha dos boxes
O primeiro desafio à liderança de Verstappen veio na primeira janela de trocas de pneus. Pressionado por Hamilton, o holandês parou na volta 25 e voltou em segundo. Hamilton assumiu e permaneceu algumas voltas na pista – teve, inclusive, problemas com o tráfego da Haas de Nikita Mazepin, o que gerou reclamações da Mercedes.
O heptacampeão parou na volta 29. Mas nem mesmo o bom trabalho da equipe evitou o retorno de Verstappen à primeira posição. Em ritmo forte, o piloto da Red Bull assegurou uma vantagem de mais de seis segundos para o segundo colocado.
3. Estratégia de Hamilton
No fim da volta 42, Hamilton voltou aos boxes e recolocou pneus médios, antecipando a troca de Verstappen. Andando na casa de 1min20s, o britânico começou a diminuir a diferença, pressionando a Red Bull.
O britânico voltou em terceiro lugar, superando Valtteri Bottas na volta 52. A 14 voltas do final, a diferença entre os dois primeiros colocados era de cerca de 10 segundos.
4. Enfim, a liderança
A estratégia acabou se pagando no fim. Na entrada da volta 60, a seis do fim, Hamilton foi coroado com a diferença cada vez menor, abriu a asa traseira e deu um bote certeiro, tomando de Verstappen a liderança.
Batido, o holandês foi para os boxes para colocar pneus macios. O objetivo, àquela altura, era conseguir a volta mais rápida e diminuir o prejuízo com um ponto a mais.
5. E o Bottas?
Valtteri Bottas teve uma corrida de pouco brilho. Chegou a perder o terceiro lugar na largada, mas conseguiu recuperar a posição e completou o pódio.
A posição, no entanto, foi valiosa para ele e para a Mercedes: com os 15 pontos somados em Barcelona, o finlandês chegou a 47 e tomou de Lando Norris (oitavo na corrida) o terceiro lugar no Mundial de Pilotos.
Confira a classificação final do GP da Espanha
Piloto do dia: Lewis Hamilton
Lewis Hamilton levou o prêmio de melhor piloto do dia. E esta vitória também foi de virada: em parcial divulgada pela transmissão oficial durante a prova, o britânico aparecia atrás de Verstappen. No fim, arrebanhou 22% dos votos e venceu.
E quando é a próxima etapa?
A Fórmula 1 retorna no final de semana dos dias 20, 22 e 23 de maio com o Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo. Tudo, mais uma vez, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.