F1: Chuva agita voltas finais, Hamilton vence na Rússia e conquista 100ª vitória

Lando Norris deixou vitória escapar nas voltas finais ao tentar se segurar com os slicks no asfalto molhado

Da Redação

Lewis Hamilton conquistou neste domingo (26) uma vitória surpreendente no Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1. O britânico da Mercedes fez uma largada ruim, mas conseguiu um ritmo competitivo, e acabou beneficiado pela chuva no fim.

Frente à chuva que esperou para cair nas voltas finais, o heptacampeão levou a melhor ao antecipar a troca de pneus. Lando Norris vinha liderando com a McLaren, mas tentou se segurar com os slicks, mesmo com o asfalto já molhado. Acabou não se segurando na pista e terminou em sétimo.

No fim, Hamilton ficou com o primeiro lugar e conquistou sua 100ª vitória na história da categoria. Max Verstappen foi o segundo, em uma prova competitiva que também acabou coroada pelo asfalto molhado. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Com o resultado da prova, Lewis Hamilton chegou a 246,5 pontos na temporada e reassumiu a liderança do Mundial de Piloto. Max Verstappen, com 244,5, caiu para o segundo lugar. Valtteri Bottas (151), Lando Norris (139) e Sergio Pérez (120) completam as cinco primeiras posições.

A 15ª etapa da temporada 2021 foi novamente atração na tela da Band, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker direto de Sochi. Uma transmissão que fez o fã da F1 não perder nenhum detalhe, desde antes da largada até o fim da festa do pódio.

Confira os principais destaques da prova

1. Disputas na ponta atrapalham Hamilton

O começo teve o pole position Lando Norris largando bem para manter a ponta, com Carlos Sainz chegando a perder a segunda posição para George Russell. No entanto, na disputa entre Ferrari e Williams, Lewis Hamilton ficou sem espaço e caiu do quarto para o sétimo lugar.

No fim, Sainz se recuperou, e não apenas recuperou a segunda posição como ainda tomou a liderança de Norris. Atrás do trio, Lance Stroll se deu bem: largou do sétimo lugar, ultrapassou Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton e se aproveitou da escapada de Fernando Alonso para assumir a quarta posição. Na segunda volta, Hamilton passou Alonso.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

2. Verstappen escalando o pelotão

O holandês da Red Bull largou da 20ª posição, após uma punição. E a Mercedes optou por trocar o motor de Valtteri Bottas, que caiu para 16º no grid, de forma a colocar o holandês para atrapalhar o rival.

Só que não deu muito certo. Verstappen fez um começo de prova competitivo e não demorou a ganhar posições. Na volta 7, ultrapassou Bottas e ganhou a 14ª posição. Na volta 10, já era o 12º colocado.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

3. McLaren andando na frente, mas errando nos boxes

Lando Norris chegou a acusar o desgaste do pneu dianteiro esquerdo pelo rádio, mas conseguiu se manter competitivo antes da primeira janela de trocas. Na 13ª volta, abriu a asa e conseguiu ultrapassar Sainz para retomar a primeira posição.

Russell vinha em terceiro, mas trocou pneus na volta 15 e caiu para 15º. Daniel Ricciardo herdou o terceiro lugar, com Hamilton em quarto. Na entrada da volta 15, o espanhol da Ferrari entrou para trocar pneus, colocando a dupla da McLaren nas duas primeiras colocações.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O australiano parou na volta 23 e viu a McLaren se complicar. Voltou em 14º lugar, e viu Hamilton herdar o segundo lugar com mais tranquilidade.

4. Trocas pela liderança

Tanto Hamilton quanto Verstappen entraram nos boxes na volta 27, quase ao mesmo tempo - o britânico entrou e saiu antes. No fim, o piloto da Mercedes voltou em nono, enquanto o rival da Red Bull voltou em 12º lugar. Entre eles, Daniel Ricciardo e George Russell. O piloto da Williams rapidamente foi superado.

Lando Norris parou na volta 29 e conseguiu uma troca de 2s9. Voltou na quarta posição, atrás de três pilotos que não tinham parado: Sergio Perez, Fernando Alonso e Charles Leclerc.

Quando Perez e Alonso pararam na volta 37, Hamilton já estava na cola. Assim, Norris e Hamilton assumiram as duas primeiras posições. A disputa para o fim ficou restrita aos dois.

5. Chuva decide nas voltas finais

Nas voltas finais, a chuva finalmente chegou e apimentou de vez a prova. Norris chegou a escapar da pista na volta 47 e deixou Hamilton encostar de vez, chegando a diminuir a diferença para 0s3. Na volta 48, o britânico da McLaren escapou de novo, e o rival da Mercedes decidiu entrar nos boxes para trocar pneus na volta 49.

Norris seguiu na pista para tentar segurar a liderança com pneus slick – a ponto de discutir com a equipe pelo rádio. Sergio Perez, a essa altura terceiro, também seguiu. Pilotos como Lance Stroll e Pierre Gasly não conseguiam se manter na pista.

Com a chuva cada vez mais forte, Norris não conseguiu se segurar na pista e rodou mais uma vez na volta 51. Hamilton, com pneus de chuva, assumiu a liderança com tranquilidade. No fim, cruzou a linha de chega em primeiro e venceu pela 100º vez na Fórmula 1. A Norris, com uma troca de pneus tardia, restou apenas a sétima posição e o ponto da melhor volta.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Confira a classificação final do GP da Rússia

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Piloto do dia: Lando Norris

A estratégia arriscada no fim acabou custando caro, mas o britânico da McLaren ganhou o reconhecimento do público. Pole position e líder durante boa parte da corrida, Norris foi eleito o piloto do dia.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

E quando é a próxima etapa?

A Fórmula 1 retorna agora no final de semana dos dias 8, 9 e 10 de outubro com o Grande Prêmio da Turquia, no Istambul Park, em Tuzla. Tudo, mais uma vez, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.