Fórmula 1

F1: Entenda por que a Alfa Romeo escolheu pintura camuflada em carro para testes

Opção diz respeito a tradição do time em pré-temporadas, mas também a ação com patrocinadora

Por Da redação

Opção diz respeito a tradição em pré-temporadas, mas também a ação com patrocinadora Alfa Romeo Racing/Divulgação
Alfa Romeo Racing/Divulgação

A Alfa Romeo só apresentará seu carro para a temporada 2022 da Fórmula 1 no domingo (27). Mesmo assim, levou o modelo C42 para a pista nesta quarta-feira (23), primeiro dia de testes coletivos da categoria em Barcelona.

O carro pilotado por Robert Kubica pela manhã adotou uma pintura camuflada, na tentativa de disfarçar as linhas que serão apresentadas e para criar mistério a respeito das cores que a escuderia utilizará no ano. À tarde, o carro será pilotado por Valtteri Bottas.

A opção pela camuflagem mantém a tradição da Alfa Romeo de utilizar chamativas pinturas provisórias durante as pré-temporadas da Fórmula 1. Para 2022, a escolha foi inspirada na parceria com uma patrocinadora, a Code-Zero Racing, que estampa o padrão em uma edição limitada de roupas e acessórios esportivos.

Segundo a equipe, cada peça do mostruário vem com um QR Code. Quando lido pela câmera de um telefone celular, o código leva o fã ao que o time classificou como “uma experiência engajadora e imersiva” com o C42 “a qualquer momento, e em qualquer lugar, ao toque de um botão”.

A camuflagem exibida em carros e roupas é resultado de um processo orientado por inteligência artificial. De acordo com a Alfa Romeo, trata-se de uma escolha orientada “pelo desejo de conectar a tradição do time às incríveis pinturas de testes dos últimos anos”.

“O ano de 2022 é fundamental para nosso esporte, e nossa equipe quer estar na liderança do engajamento dos fãs. Sabemos que a pintura camuflada será assunto – ela é incrível – e queremos celebrar este momento e o começo de uma nova temporada com estas iniciativas. A linha de merchandising camuflado da Code-Zero, uma edição limitada, é uma grande afirmação de estilo de vida para a equipe”, disse Christian Dautenheimer, diretor de gerenciamento de marcas da Alfa Romeo.

Vale destacar que a pintura já havia sido registrada durante o shakedown da Alfa Romeo, no dia 15 de fevereiro. Durante os testes da manhã desta quarta-feira, até mesmo o capacete de Robert Kubica adotou a estampa.

Na manhã de testes desta quarta, porém, a Alfa Romeo apresentou problemas – segundo a equipe, uma pequena quebra. Kubica passou boa parte das quatro horas da sessão nos boxes e conseguiu dar apenas nove voltas – na melhor delas, marcou 1min25s909.

Notícias

Carregar mais