F1: Dupla da Ferrari comemora vitória na qualificação sobre a McLaren, mas se impressiona com Gasly

Sainz e Leclerc largarão em sexto e sétimo, respectivamente, na corrida Sprint deste sábado (13)

Da Redação

Leclerc e Sainz, da Ferrari
Ferrari

A briga pela terceira colocação na classificação do mundial de construtores da Fórmula 1 ganhou um intruso: Pierre Gasly, da AlphaTauri. Na sessão qualificatória desta sexta-feira (12), os pilotos da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, comemoraram o fato de ficarem à frente da dupla da McLaren, mas reconheceram o bom momento vivido pelo piloto francês.

“Não é nenhuma surpresa. Eles têm um carro muito potente, foram muito rápidos ao longo da temporada, mas só agora estão encontrando a consistência que talvez faltou no início”, disse Sainz, que ainda afirmou se sentir desafiado pela escuderia de Gasly. “Mesmo que a gente vença a McLaren, não queremos ser derrotados pela AlphaTauri. Temos que continuar melhorando”.

Carlos Sainz se sentiu bastante à vontade com o carro da Ferrari e por isso fez o sexto melhor tempo do treino qualificatório com 1m08s826.  

“Consegui ter um bom ritmo nesta sexta-feira”, disse o espanhol. “Se esse formato de qualificação fosse colocado no início da temporada, eu teria mais dificuldades. Mas agora que estamos no final da temporada, me senti bem com o carro desde o primeiro treino livre, o que me permitiu fazer boas voltas no Q1, Q2 e chegar ao Q3 e fazer um bom tempo”, completou.

Ao contrário de Charles Leclerc, que teve dificuldades para guiar o carro e chegou a reclamar dos pneus nas primeiras sessões da qualificação. O monegasco fez um tempo de 1m08s960 no Q3, quase dois décimos a mais que o companheiro de equipe.

“Fizemos as primeiras sessões com pneus usados, o que não foi bom para o meu ritmo. Depois não consegui fazer um bom trabalho na segunda tentativa do Q3”, lamentou Leclerc.

Apesar ter feito um tempo pior em relação a Sainz, Charles largará na sétima colocação da corrida Sprint, à frente de Lando Norris (o oitavo) e Daniel Ricciardo (o nono), rivais da McLaren – o que o monegasco avaliou como o “ponto positivo” desta sexta-feira. Mas ele gostaria que o resultado fosse melhor e se impressionou com a performance de Gasly: “A AlphaTauri foi provavelmente muito rápida”.

O “intruso” Pierre Gasly não deve atrapalhar a briga de Ferrari e McLaren no campeonato de construtores, já que a disputa da AlphaTauri é com a Alpine pela quinta colocação. Porém, o francês tem impressionado pela consistência: ele conquistou 86 dos 106 pontos de sua escuderia.

Por sua vez, Sainz e Leclerc precisarão de um bom rendimento na corrida Sprint deste sábado (13) – que decidirá o grid de largada na corrida de domingo (14), com cobertura do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A Ferrari, atualmente, está vencendo o duelo com a McLaren (268,5 a 255), mas precisa manter o ritmo nos últimos quatro GPs.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.