A McLaren anunciou nesta quarta-feira (18) uma nova integrante para o programa de desenvolvimento de pilotos da equipe: a filipina Bianca Bustamante, de 18 anos.
Bustamente disputa a temporada 2023 da F1 Academy pela equipe Prema, ocupando a sétima posição do campeonato com 102 pontos. Ao longo do ano, disputou também provas nos campeonatos de Itália e Emirados Árabes da Fórmula 4, além de USF Juniors nos Estados Unidos.
Com a contratação, a McLaren anunciou ainda a presença de Bustamante na temporada 2024 da F1 Academy – desta vez, defendendo a equipe pela ART Grand Prix.
“Este é um momento irreal em minha carreira: assinar com a McLaren e com a ART Grand Prix é muito além do que eu poderia imaginar quando corria de kart nas Filipinas. Eu ainda tenho dificuldades em ver o nome McLaren sem me emocionar, uma vez que a história e o legado desta equipe me deixam verdadeiramente sem palavras”, afirmou.
“No momento, meu foco é terminar bem a temporada da F1 Academy em Austin (EUA), mas vamos voltar imediatamente ao trabalho para a temporada 2024. Eu nunca estive mais motivada em minha vida”, acrescentou.
A filipina é a primeira mulher a integrar o programa da McLaren, iniciado em 1998. Na formação atual, o projeto conta com outros quatro nomes: o brasileiro Gabriel Bortoleto, o japonês Ryo Hirakawa, o mexicano Pato O’Ward e o norte-americano Ugo Ugochukwu.
A contratação da filipina foi recebida com otimismo. “Ela é um jovem e promissor talento, que tem um trabalho brilhante, ético e alinhado aos valores de nossa equipe”, afirmou Emanuele Pirro, diretor do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren. “Estamos ansiosos para ver Bianca crescer e progredir”, declarou também Andrea Stella, chefe de equipe do time na Fórmula 1.