A espanhol Marta García conquistou neste sábado (21) o título da temporada 2023 da F1 Academy ao vencer a primeira corrida da rodada tripla da etapa dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin.
Foi a sétima vitória no ano – a terceira consecutiva – para a piloto da equipe Prema, que chegou aos 263 pontos com os resultados na corrida, na qual largou da pole position e ainda marcou a volta mais rápida.
Com esta pontuação, García não pode mais ser alcançada pelas principais rivais na disputa da categoria feminina: Léna Bühler (ART Grand Prix) chegou a 202 pontos, enquanto Hamda Al Qubaisi (MP Motorsport) chegou a 185.
Na corrida deste sábado, Bühler foi a terceira colocada, atrás da britânica Abbi Pulling (Rodin Carlin), que ainda pressionou pela vitória no fim. Por sua vez, Al Qubaisi – companheira de equipe da irmã, Amna Al Quibaisi – foi a sétima.
O título é o primeiro da carreira de Marta García em monopostos, após duas temporadas na Fórmula 4 espanhola (2016 e 2017) e três na W Series (2019, 2021 e 2022). Apesar do título, a espanhola tem destino incerto para a temporada 2024, quando os times da F1 Academy terão o apoio de todas as dez equipes da Fórmula 1.