Susie Wolff será a nova diretora administrativa da F1 Academy, categoria 100% feminina que pretende trabalhar para fortalecer o desenvolvimento de mulheres no caminho de formação para a Fórmula 1, entre outras competições. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (1) pela própria Fórmula 1.
A categoria foi anunciada em novembro e contará com 15 pilotas, divididas entre cinco equipes, disputando sete rodadas triplas que contabilizarão 21 corridas em 2023. Sete nomes já foram confirmados no grid, incluindo Nerea Martí (Campos), Bianca Bustamante (Prema) e Abbi Pulling (Rodin Carlin).
Susie Wolff passou pela Fórmula 1 entre 2012 e 2015 como pilota de desenvolvimento e de testes da Williams, participando de treinos livres em 2014 e 2015. Entre 2018 e 2022, a escocesa esteve na Fórmula E, atuando na equipe Venturi como chefe de equipe e, posteriormente, diretora-executiva.
Como diretora administrativa da F1 Academy, Susie Wolff reportará diretamente ao diretor executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali. O diretor geral da categoria feminina, Bruno Michel, também reportará ao italiano, assim como já fazia na Fórmula 2 e na Fórmula 3.
“A F1 Academy apresenta uma oportunidade de promover uma mudança genuína em nossa indústria ao criar a melhor estrutura possível para encontrar e fomentar os talentos femininos nas jornadas aos níveis de elite do automobilismo”, destacou Susie Wolff.
“Há muito trabalho a ser feito, mas também há uma determinação clara para fazermos isso certo. Assim, acredito que a F1 Academy pode representar algo além das corridas”, completou.