A Mercedes anunciou nesta terça-feira (16) a entrada de Doriane Pin no programa de formação de pilotos da equipe. A pilota francesa será representante da escuderia alemã na temporada 2024 da F1 Academy.
Ao longo da carreira, Pin correu de kart entre 2016 e 2019, tendo como principal resultado o título feminino do Campeonato Francês de 2019. Desde 2020, passou a correr em carros de turismo e protótipos, chegando aos monopostos ao disputar a Fórmula 4 do Sudeste Asiático em 2023 – acabou como vice-campeã, com cinco pódios em seis corridas.
Na F1 Academy, a francesa correrá pela equipe Prema, com o suporte da equipe Iron Dames. A Prema também já confirmou a presença da suíça Tina Hausmann no grid da categoria feminina, com uma vaga ainda a preencher.
“Um novo capítulo começa, e eu estou orgulhosa de dar o próximo passo em uma equipe tão prestigiosa com o projeto Iron Dames”, comemorou Pin.
“Correr de monopostos era um objetivo claro para minha carreira, e estar neste ambiente é uma ótima entrada. Trabalho muito duro para atingir o nível mais alto deste esporte, e mal posso esperar para correr”, completou.
Com a chegada de Doriane Pin, o Mercedes Junior Team passa a ser sete pilotos, sendo duas mulheres - além dela, a espanhola Luna Fluxá também integra o projeto. Dos ex-integrantes do programa, três chegaram à F1: George Russell, Esteban Ocon e Pascal Wehrlein.
“Doriane é um empolgante talento, e nós estamos felizes de começarmos nossa participação na F1 Academy tendo ela como nossa pilota escolhida”, disse Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes na Fórmula 1 e CEO da escuderia.
Confira o grid confirmado para a temporada 2024 da F1 Academy:
Prema Racing
- Tina Hausmann (SUI/Aston Martin)
- Doriane Pin (FRA/Mercedes)
- A definir
MP Motorsport
- A definir
- A definir
- A definir
Rodin
- Abbi Pulling (GBR/Alpine)
- A definir
- A definir
ART Grand Prix
- Bianca Bustamante (FIL/McLaren)
- Lia Block (EUA/Williams)
- A definir
Campos
- Carrie Schreiner (SUI/Sauber)
- A definir
- A definir