Saiba todas as mudanças no formato das corrida sprint desde 2021 na Fórmula 1

As provas curtas foram adotadas pela categoria como forma de deixar o final de semana de corrida mais animado

Saiba todas as mudanças no formato das corrida sprint desde 2021 na Fórmula 1
Largada da Corrida Sprint do GP de São Paulo
REUTERS/Carla Carniel

O Grande Prêmio da China deste final de semana terá a primeira corrida sprint da temporada 2025 da Fórmula 1. Ao todo, serão seis ao longo do ano. O formato é recente, tendo sido adotado em 2021. No começo, enfrentou alguma resistência. Mas com algumas mudanças desde então, o público rapidamente conseguiu se adaptar às corridas curtas.

O que mudou nas corridas sprint?

Largada da corrida sprint do GP da Inglaterra de 2021 - Crédito: Red Bull

As corridas sprint surgiram na F1 em 2021 como uma alternativa para dinamizar a programação do fim de semana. Naquele ano, três etapas testaram o novo formato: Inglaterra, Itália e Brasil.

No início, o formato dos GPs com corrida sprint era um pouco diferente. Depois de um primeiro treino livre, vinha a classificação que apontava o grid de largada da corrida sprint - e a corrida sprint, encerrando a programação do sábado, definia o grid de largada da corrida principal. Os três primeiros colocados da sprint somavam pontos - respectivamente três, dois e um.

Só que o formato recebeu algumas críticas. Em especial, porque os pilotos colocavam em risco a participação na corrida principal por uma recompensa muito pequena - ou seja, poucos pontos. Assim, em 2022, a F1 decidiu ser mais generosa, dando pontos aos oito primeiros colocados de cada sprint.

Em 2023, veio a principal mudança no formato. O fim de semana de corrida sprint passou a ter apenas um treino livre, com a qualificação da corrida principal fechando a programação da sexta-feira. No sábado, a programação passou a começar com a qualificação da corrida sprint (chamada de sprint shootout) e seguido da corrida de fato. Naquele ano, foram seis corridas naquele formato.

Até que veio 2024 e a mudança para o formato atual - que, ao que tudo indica, deve permanecer. O sprint shootout fecha a programação da sexta-feira, após o único treino livre, enquanto a corrida sprint abre a programação do sábado. Depois, como num GP tradicional, a qualificação principal fecha o sábado, com a corrida no domingo.

Em 2025, serão seis etapas com corridas sprint: China, Miami, Bélgica, EUA, São Paulo e Catar. Interlagos se tornou um palco tradicional do formato, e viu quatro vencedores diferentes em quatro anos: Valtteri Botas em 2021, George Russell em 2022, Max Verstappen em 2023 e Lando Norris em 2024. O holandês da Red Bull é o rei do formato, vencendo 11 das 18 corridas neste formato até hoje.

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