Durante o intervalo da temporada da Fórmula 1, crescem os rumores sobre o futuro de pilotos e equipes. Recentemente, Carlos Sainz foi confirmado na Williams e Esteban Ocon foi anunciado pela Haas.
Com isso, há quatro vagas disponíveis para cerca de 10 pilotos que buscam uma oportunidade na categoria principal do automobilismo mundial.
A seguir, confira quais pilotos estão cotados para cada uma das vagas disponíveis na Fórmula 1 em 2025.
Mercedes
Nos últimos meses, conflitos nos bastidores da Red Bull fizeram Toto Wolff, chefe da Mercedes, sonhar com Max Verstappen. Os rumores, no entanto, esfriaram, e agora o time alemão busca um substituto para Lewis Hamilton, que irá para a Ferrari na próxima temporada.
Andrea Kimi Antonelli é um dos mais cotados para ir para a Mercedes. O jovem italiano, que está próximo de completar 18 anos, chamou a atenção com bons resultados na Fórmula 2 e vê o caminho ‘mais aberto’ após Sainz fechar com a Williams. Antonelli faz testes com frequência na Mercedes e agrada Toto Wolff.
Sauber
Brasileiros estão no radar da Sauber para 2025, segundo os bastidores da F1. Gabriel Bortoleto, de 19 anos, foi especulado no time para o próximo ano. Ele é o atual segundo colocado da Fórmula 2 e por isso teria entrado na 'lista' de Mattia Binotto, chefe da equipe. Felipe Drugovich, atual reserva da Aston Martin, também tem chance de assumir o posto.
Para 2025, a Sauber confirmou apenas Nico Hulkenberg, ex-Haas. A equipe ainda não deu informações concretas sobre os destinos de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, os dois pilotos da equipe na atual temporada.
Alpine
Após a saída de Esteban Ocon, o piloto reserva da Alpine, Jack Doohan, é um dos nomes no radar da equipe de Fórmula 1. O australiano de 21 anos participou de treinos com a montadora e vê pouco rumores sobre outros concorrentes pelo assento. Daniel Ricciardo também poderia ser chamado caso perca o lugar de titular na Racing Bulls.
Racing Bulls
A Racing Bulls, parceira da Red Bull, talvez viva a maior indefinição entre as quatro equipes com vagas. Com apenas o japonês Yuki Tsunoda confirmado para 2025, a incerteza paira na equipe.
Daniel Ricciardo não apresenta bons resultados no ano e ainda não foi bancado para a próxima temporada, e jovens entraram no radar da Racing Bulls. Liam Lawson é o nome mais cotado para o cargo, podendo substituir Ricciardo. O neozelandês de 22 anos, aliás, correu pela equipe em 2023 depois de lesão do australiano.
Conselheiro da equipe, Helmut Marko abriu as portas para o jovem piloto: "Os investidores deixaram claro que [a Racing Bulls] é uma equipe júnior e temos que agir de acordo. O objetivo era que ele [Ricciardo] fosse considerado para a Red Bull com desempenhos excepcionais. Essa vaga é de Sergio Perez, portanto, esse plano não é mais válido. Agora temos que colocar um piloto jovem na equipe em um futuro próximo. E esse seria Liam Lawson”, disse Marko recentemente ao jornal austríaco "Kleine Zeitung".
Depois de Lawson, há uma lista de pretendentes para a vaga: Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou, Logan Sargeant, Felipe Drugovich, Mick Schumacher e o próprio Ricciardo, que pode seguir no time.