Uma das últimas vagas disponíveis no grid da temporada 2025 da Fórmula 1 foi preenchida nesta sexta-feira (23), quando a Alpine anunciou Jack Doohan como titular da equipe para a próxima temporada.
Doohan substituirá Esteban Ocon, que será piloto da Haas no próximo ano, e terá o francês Pierre Gasly como companheiro de equipe. O australiano é piloto reserva da equipe francesa desde 2023.
“Este é um momento de muito orgulho para mim e para minha família”, disse Doohan em comunicado. O australiano é filho de Michael Doohan, pentacampeão do Mundial de motovelocidade na categoria 500cc, atual MotoGP.
“`Há muito trabalho pela frente para mim nesta equipe, e é muito legal finalmente poder dizer que eu serei um piloto de Fórmula 1”, completou.
Com a definição na Alpine, a F1 tem apenas três vagas no grid para 2025: na Mercedes (ao lado de George Russell), na Racing Bulls (como companheiro de Yuki Tsunoda) e na Sauber (correndo ao lado de Nico Hulkenberg).
Jack Doohan não conquistou títulos na carreira de monopostos, mas foi vice-campeão da Fórmula 3 asiática em 2019 e 2020, além de ter repetido o resultado no campeonato de F3 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em 2021. Entrou para a academia de formação de pilotos da Alpine em 2022 e foi terceiro colocado da Fórmula 2 no ano seguinte, em campeonato vencido pelo francês Théo Pourchaire.
“Sou extremamente grato a todos que me apoiaram ao longo do caminho. Transformar isso em realidade é um momento empolgante. Estou ansioso para participar de tudo e para pisar fundo no resto da temporada, preparando-me para esta próxima grande aventura”, acrescentou.
O chefe de equipe da Alpine, Oliver Oakes, comemorou o reencontrou com Jack Doohan. Os dois trabalharam juntos em 2019, quando o australiano correu pela equipe Hitech na Fórmula 3 asiática.
“Estou plenamente ciente de seu talento puro e de seu potencial. Ele trabalha duro nos bastidores, e seu compromisso é muito valorizado por toda a equipe”, afirmou Oakes. “Ao lado de Pierre, teremos uma dupla de pilotos equilibrada, com uma boa combinação entre energia jovem, experiência e pura velocidade”, completou.
A Alpine é a oitava colocada do Mundial de construtores de 2024, com 11 pontos nas 14 primeiras corridas.