A Pirelli divulgou nesta sexta-feira (1º) os pneus que serão utilizados nas três primeiras etapas da temporada 2024 da Fórmula 1. E, de quebra, confirmou uma mudança na gama dos compostos da categoria: a exclusão do C0.
O C0 foi o nome adotado pela fabricante para o pneu mais duro da lista da F1, que era chamado de C1 até o final de 2022. A partir de 2023, com a adoção do C0, o novo C1 passou a ser uma versão um pouco mais macia do que era utilizado até então, um intermediário entre o antigo C1 e o C2 nos quesitos desgaste e maciez.
Ao longo de 2023, no entanto, o C0 não foi utilizado. Assim, a Pirelli excluiu o composto para 2024, homologando cinco tipos para a temporada: C1 (o mais duro), C2, C3, C4 e C5 (mais macio). Todos eles serão testados na pré-temporada, de 21 a 23 de fevereiro, no Bahrein.
No GP do Bahrein que abre a temporada, os pneus escolhidos são os mais duros da gama: C1, C2 e C3. O GP da Arábia Saudita terá os pneus C2, C3 e C4, enquanto o GP da Austrália contará com os pneus C3, C4 e C5.
Confira a lista:
GP do Bahrein
- C1 (branco, duro)
- C2 (amarelo, médio)
- C3 (vermelho, macio)
GP da Arábia Saudita
- C2 (branco, duro)
- C3 (amarelo, médio)
- C4 (vermelho, macio)
GP da Austrália
- C3 (branco, duro)
- C4 (amarelo, médio)
- C5 (vermelho, macio)