Simone Resta está deixando o posto de diretor técnico da Haas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo site oficial da Fórmula 1.
A saída é a segunda baixa importante notificada na escuderia norte-americana em dois dias. Na véspera, Günther Steiner foi dispensado do posto de chefe de equipe, sendo substituído a partir de 2024 por Ayao Komatsu.
Simone Resta chefiou o departamento de design da Ferrari entre 2014 e 2018, passando depois pelo departamento técnico da Alfa Romeo. Em 2021, chegou à Haas, emprestado pela própria Ferrari – o contrato de cessão terminou no fim de 2023, segundo a F1.
A tendência é que Resta retorne à fabricante italiana, mas fora do projeto da Fórmula 1. Assim, deve ocupar um posto nas divisões de carros esportivos ou de negócios automotivos, fora da sede de Maranello.
Na Haas, o substituto para a posição de diretor técnico ainda não foi anunciado. A equipe procura ainda por um diretor de operações, para auxiliar Ayao Komatsu com questões extrapista na Europa.
A Haas terminou a temporada 2023 da Fórmula 1 como lanterna do Mundial de construtores, somando 12 pontos. A pré-temporada de 2024 acontece no Bahrein em 21 de fevereiro.